Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial antioxidante e antimelanoma de Annona crassiflora, Annona muricata e Annona squamosa (Annonaceae).

Processo: 11/11336-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Etnofarmacologia
Pesquisador responsável:Regildo Márcio Gonçalves da Silva
Beneficiário:Fernando César Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Antineoplásicos   Annonaceae   Antioxidantes   Citotoxicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Annonaceae | antioxidante | antitumoral | citotoxicidade | Antioxidante e Antimelanoma

Resumo

As modalidades tradicionais de tratamento de melanoma metastático vêm apresentando resultados insatisfatórios, sendo incurável na maioria dos casos. Dessa forma, uma área promissora em pesquisa terapêutica contra o câncer é a fitofarmacologia, em que diversos compostos das plantas podem apresentar efeitos sobre organismos animais, como os princípios ativos, que dependendo de sua concentração, podem ser úteis na terapêutica. Diante disso o presente projeto tem por objetivo avaliar a atividade antioxidante e antimelanoma dos extratos etanólicos de Annona crassiflora, Annona muricata e Annona squamosa, por meio de testes do seqüestro do radical DPPH, teste preliminar de atividade antitumoral por meio da inibição da indução de tumor por Agrobacterium tumefaciens, em discos de Solanum tuberosum e avaliar a indução de morte em células de melanoma murino B16F10-Nex2 pós-tratamento in vitro, avaliando também a toxicidade celular por meio do ensaio de hemólise. Também é objetivo deste projeto quantificar os fenóis, flavonóides e taninos totais presentes nos diferentes extratos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)