Bolsa 11/09349-0 - Moniliophthora perniciosa, Vassoura-de-bruxa - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação química e biológica de extrato de duas espécies da familia Solanaceae com atividade antifúngica para Moniliophthora perniciosa, causador da doença vassoura de bruxa no cacaueiro.

Processo: 11/09349-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Simone Possedente de Lira
Beneficiário:Camila Furtunato da Silva
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Moniliophthora perniciosa   Vassoura-de-bruxa   Metabólitos secundários   Solanum
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cacaueiro | Metabolito secundario | Moniliophthora perniciosa | Solanum | vassoura de bruxa | atividade antifungica/metabolito secundário

Resumo

O Brasil que já esteve a frente do mercado exportador de cacau, mas atualmente ocupa apenas a sexta posição, contribuindo com 160 mil toneladas/ano, sendo 70% das lavouras cacaueiras estão localizadas na região do sul da Bahia. O principal motivo pela queda brasileira na produção de cacau no cenário mundial é atribuído ao fitopatógeno responsável pela mais grave doença do cacaueiro, vassoura-de-bruxa, uma doença causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, que causa danos que afetam diretamente a produção.Estudos anteriores realizados pelo nosso grupo de pesquisa comprovaram a eficácia de compostos isolados de folhas e frutos de espécies de Solanum lycopersicum com promissora atividade antifúngica "in vitro" contra M. perniciosa. Se por um lado as atividades de interesse médico-farmacologica são extensivamente pesquisadas por outro as de interesse agronômico são negligenciadas ou ignoradas.Neste projeto apresentamos a proposta de explorar o potencial biológico e químico de metabólitos secundários produzidos por plantas do gênero Solanum que apresentem atividade biológica antifúngica a Moniliophthora perniciosa. Serão selecionadas duas espécies da solanaceae que após o cultivo e/ou coleta em campo, as folhas serão extraídas com solventes orgânicos gerando extratos brutos, que posteriormente terão seus compostos químicos analisados. O extrato bruto e as frações geradas serão avaliados quanto sua atividade antifúngica a Moniliophthora perniciosa.No Brasil ainda existem poucos grupos de pesquisas especializados no isolamento de metabólitos secundários de interesse agronômico com potencial a se tornarem novas opções biofungicidas naturais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCIANO CORREA, JOZE APARECIDA; FORTKAMP, DIANA; DA SILVA, CAMILA FURTUNATO; ROCHA, FLAVIO; GOMES, LUIZ HUMBERTO; RONCATO DUARTE, KEILA MARIA; FERREIRA, ANTONIO GILBERTO; DE LIRA, SIMONE POSSEDENTE. Biological activity of 7 beta-acetoxywithanolide D isolated from Acnistus arborescens. SEMINA-CIENCIAS AGRARIAS, v. 39, n. 6, p. 2835-2841, . (12/02861-0, 13/50228-8, 14/15760-3, 11/09349-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.