Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do padrão de metilação do DNA no gene SOCS1 em pacientes com periodontite agressiva

Processo: 11/07427-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Denise Carleto Andia
Beneficiário:Natalia Buzoli Baptista
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Periodontite agressiva   Expressão gênica   Inflamação   Metilação de DNA   Etiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gene SOCS1 | Inflamação | Metilação do DNA | Periodontite Agressiva | Biologia Molecular

Resumo

A inflamação periodontal representa uma doença complexa cuja patogênese envolve os fatores relacionados à composição do biofilme presente na cavidade oral e suas interações com a resposta imune-inflamatória do hospedeiro. A metilação é a adição do radical metil na molécula de DNA e acontece quase exclusivamente em dinucleotídeos CpG em células diferenciadas e tem importante função na regulação da expressão gênica. Pouca informação sobre metilação e periodontite é encontrada na literatura e sendo assim, parecem bastante promissores os estudos que investigam os padrões de metilação em genes que participam ativamente do processo inflamatório da periodontite. Vários genes são responsáveis pela expressão de moléculas, como as citocinas, que participam e conduzem os mecanismos imuneinflamatórios do hospedeiro, durante o curso da periodontite. Os genes da família SOCS são genes reguladores de citocinas, por meio da via de sinalização JAK/STAT, e participam do processo inflamatório da periodontite. Estudos que investigam o papel dos genes SOCS1, 2 e 3 na periodontite encontraram um aumento da expressão destes genes em tecidos acometidos pelo processo inflamatório que envolve a periodontite, provavelmente por participarem do controle das vias de sinalização das citocinas inflamatórias. Porém, estudos epigenéticos dos genes SOCS na periodontite ainda não foram realizados. Sabendo-se que a inflamação é parte essencial do curso da periodontite, que as proteínas SOCS-1, -2 e -3 regulam a intensidade do processo inflamatório, que os promotores destes respectivos genes possuem típicas ilhas CpG e que a metilação parece ser um campo de estudo muito promissor dentro da periodontite, tornam-se importantes os estudos que relacionem todos esses fatores.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAPTISTA, N. B.; PORTINHO, D.; CASARIN, R. C. V.; VALE, H. F.; CASATI, M. Z.; DE SOUZA, A. P.; ANDIA, D. C.. DNA methylation levels of SOCS1 and LINE-1 in oral epithelial cells from aggressive periodontitis patients. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 59, n. 7, p. 670-678, . (10/02338-0, 11/07427-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.