Busca avançada
Ano de início
Entree

Turnover do carbono-13 em tecidos de frangos de corte

Processo: 11/17406-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Carlos Ducatti
Beneficiário:Vanessa Cristina Pelícia
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57411-4 - Isótopos estáveis ambientais em zootecnia, AP.TEM
Assunto(s):Isótopos estáveis   Rastreabilidade

Resumo

A técnica dos isótopos estáveis como traçadores tem sido utilizada para avaliação do desenvolvimento e regeneração de tecidos de animais e como metodologia para avaliar a exigência tecidual de frangos por aminoácidos. Além disso, apresenta potencial para a prática da rastreabilidade de ingredientes de origem animal na alimentação de frangos por meio da análise de seus tecidos. Entretanto, para o desenvolvimento dessas pesquisa, são necessários mais estudos ampliando o conhecimento da assimilação isotópica da matéria orgânica nos diferentes tecidos e fases de crescimento das aves. O objetivo deste trabalho é determinar o turnover do carbono em tecidos de frangos em diferentes fases de crescimento, utilizando-se a variação natural do C13 existente entre as plantas de ciclo C3 e C4. Serão realizados 2 experimentos. No primeiro, 400 pintos de corte de 1 dia de idade serão distribuídos em 7 grupos. As aves deverão possuir em seus tecidos sinais isotópicos de C13 semelhantes ao da dieta C4 consumidas pelas matrizes. Para avaliar a taxa de turnover nos tecidos, a aves receberão dietas exclusivamente vegetal compostas predominantemente por plantas do ciclo C3. O grupo 1 receberá dieta C3 desde a chegada das aves, enquanto os demais grupos permanecerão recebendo dietas C4. O grupo 2 terá sua dieta substituída pela dieta C3 no 7º dia de vida, o grupo 3 no 14º dia, o grupo 4 no 21º dia, o grupo 5, no 28º, o grupo 6 no 35º e grupo 7 no 42º dia de idade. O experimento II será semelhante ao primeiro, porém haverá inclusão de farinha de vísceras às dietas. Serão coletadas amostras de tecidos em vários dias consecutivos das aves tiverem suas dietas previamente substituídas para a determinação das razões isotópicas de carbono em espectrômetro de massa. Para mensurar a velocidade de substituição do carbono depois de determinado intervalo de tempo (turnover), será empregada função exponencial de tempo obtida através do método de equações exponenciais de primeira ordem do software Minitab® 16.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PELICIA, V. C.; ARAUJO, P. C.; LUIGGI, F. G.; STRADIOTTI, A. C.; DENADAI, J. C.; SARTORI, J. R.; PACHECO, P. D. G.; DORNELAS, L. C.; SILVA, E. T.; SOUZA-KRULISKI, C. R.; et al. Estimation of the metabolic rate by assessing carbon-13 turnover in broiler tissues using the stable isotope technique. LIVESTOCK SCIENCE, v. 210, p. 8-14, . (11/17406-4, 08/57411-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.