Busca avançada
Ano de início
Entree

Mastite caprina na região Sudeste de São Paulo: fatores de risco: agentes etiológicos determinantes: susceptibilidade bacteriana aos antimicrobianos

Processo: 11/18502-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Viviani Gomes
Beneficiário:Mariana Porto Matazo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de risco   Leite   Bactérias   Mastite bovina

Resumo

A mastite é um processo inflamatório da glândula mamária, causada principalmente por agentes bacterianos. A doença é responsável pela queda na produção e qualidade do leite e ocasiona danos econômicos aos criadores de cabras leiteiras. No entanto, pouco se conhece sobre as particularidades relacionadas à mastite caprina se comparada com a gama de estudos e conhecimentos relacionados à produção leiteira em bovinos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é investigar a etiologia da mastite por meio da determinação dos fatores de risco e agentes etiológicos determinantes da doença, assim como determinar a susceptibilidade bacteriana in vitro aos antimicrobianos. A fase experimental da pesquisa será realizada em duas etapas. Na primeira etapa, serão determinados os fatores de risco associados aos procedimentos de higiene e idade do equipamento de ordenha pelo preenchimento de dois questionários após entrevistas com os ordenhadores e administradores das propriedades, assim como observações visuais realizadas durante as visitas. Além disso, para determinar os fatores de risco associado ao animal será realizado o exame clínico das mamas. Em uma segunda etapa, serão realizadas as colheitas das amostras de leite assepticamente para realização do exame bacteriológico e antibiograma dos cultivos positivos. Os fatores de risco serão avaliados por modelos de regressão logística. Serão calculadas as frequências dos agentes etiológicos isolados, assim como as porcentagens de espécies bacterianas resistentes e sensíveis a cada antimicrobiano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JEAN SILVA RAMOS; VIVIANI GOMES; MARIANA PORTO MATAZO; CYNTHIA PEREIRA DA COSTA E SILVA; VINICIUS ALVIM PASSOS BALDACIM; KARINA MEDICI MADUREIRA. Efeito do tipo de ordenha sobre o exame da glândula mamária de cabras Saanen. Arq. Inst. Biol., v. 87, . (11/18502-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.