Busca avançada
Ano de início
Entree

A Física Moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de física

Processo: 11/18252-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de novembro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Willian Camargo Aires Maranhão
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55542-4 - A física moderna no ensino médio e a formação de multiplicadores para a rede pública de professores de física, AP.EP
Assunto(s):Ensino médio   Física moderna   Ensino de física

Resumo

Atualizar os currículos de Física através do ensino de conteúdos de Teoria Quântica; Desenvolver representações científicas do mundo microscópico possíveis de serem aprendidas por estudantes do Ensino Médio; Avaliar a efetividade de estratégias que visem o ensino de conceitos científicos modernos e contemporâneos Atividades a serem desenvolvidas na escola; Produzir, aplicar e avaliar atividades de ensino sobre o tema "Interação radiação-Matéria"; Elaborações de atividades experimentais sobre o tema estão passíveis de serem executadas em contextos diversos (na ausência de laboratórios sofisticados); Elaborar atividades em ambiente computacional (simulações, demonstrações, programas interativos etc) sobre o tema para uso no Ensino Médio; Seleção de material bibliográfico e elaboração de roteiro para uso em sala de aulas. Impacto esperado: Aproximar a ciência praticada na escola da ciência praticada nos centros de pesquisa; Ampliar o exercício da cidadania através da apreensão de conhecimentos científicos necessários a interpretação do mundo moderno; Obter referencia de como transpor conhecimentos presentes nas modernas teorias científicas para o ambiente escolar; Fomentar a formação continuada os professores de Física do Ensino Médio através do estudo de resultados de pesquisas em Ensino de Ciências; Obter multiplicadores que possam contribuir com a divulgação dos resultados obtidos no projeto (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)