Bolsa 11/10314-7 - Abóbodas, Análise de imagens - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de imagens de grande alcance dinâmico no mapeamento da distribuição das luminâncias na abóbada celeste

Processo: 11/10314-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Scarazzato
Beneficiário:Dennis Flores de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Abóbodas   Análise de imagens   Iluminação natural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abóbada celeste | Análise de imagens | Iluminação Natural | Imagens HDR | Conforto Ambiental

Resumo

O uso das imagens imagens de grande alcance dinâmico (High Dynamic Range - HDR) nos estudos de iluminação vem se tornando um expediente frequente pelas possibilidades de armazenamento da distribuição de luminâncias em uma cena. Entre as câmeras fotográficas existentes para tais registros, as do tipo Monoreflex, ou Single-Lens Reflex, são as mais versáteis, por sua melhor capacidade de controle da luminosidade incidente no sensor, além da possibilidade de adaptação do ângulo de visão pela escolha da objetiva utilizada. Neste trabalho será utilizada a lente olho de peixe de campo circular, uma vez que seu ângulo de visão hemisférico permite o registro completo da abóbada celeste, procedimento este bem mais abrangente do que o realizado via medições pontuais feitas por luminancímetro. Atualmente, as modelagens virtuais, que se propõem a trabalhar com a iluminação natural, utilizam dados sobre sua disponibilidade fornecidos por modelos preditivos, como por exemplo a norma ISO 15469:2004 (CIE S 011/E:2003). O objetivo desta pesquisa é utilizar imagens HDR para a obtenção de dados de distribuição de luminâncias na abóbada celeste. Os equipamentos utilizados serão calibrados segundo métodos consagrados para estabelecer a confiabilidade da análise e interpretação dos dados. Inicialmente, os valores de luminância obtidos nas medições serão calculados e comparados manualmente com a norma ISO acima referida. A proposição de um algoritmo para a extração destes valores de forma simplificada, que permita interpretar as propriedades das imagens, possibilitará a criação de um sistema e de um banco de dados digital. Os valores de luminâncias da abóbada celeste assim obtidos podem ser futuramente utilizados em programas de simulação, facilitando o processo de confecção de modelos que primem pela confiabilidade, uma vez que os dados de entrada serão resultantes de medições de uma realidade física. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, D. F.; SCARAZZATO, P. S.; PEDRINI, H.. Classifying skies from images: A multidimensional approach to detecting high dynamic range imaging attributes. LIGHTING RESEARCH & TECHNOLOGY, v. 48, n. 5, p. 559-572, . (11/10314-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Dennis Flores de. High dynamic range imaging applied to the study of sky vault luminance distribution mapping. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.