Bolsa 11/10276-8 - Ensino e aprendizagem, Ensino fundamental - BV FAPESP
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Práticas de letramento na escola: propostas pedagógicas de ensino e aprendizagem da língua escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, da rede pública municipal de Guarulhos (SP)

Processo: 11/10276-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Claudia Lemos Vóvio
Beneficiário:Fernanda Marcucci
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Letramento   Alfabetização   Escrita   Métodos de ensino   Práticas pedagógicas   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Ensino de língua materna | Ensino-aprendizagem | Letramento | Alfabetização

Resumo

O presente projeto de Iniciação Científica insere-se na pesquisa "Letramento, escola e participação social: episódios de circulação e de apropriação da escrita na alfabetização", coordenado pela Profa. Dra. Claudia Lemos Vóvio. Concebendo a educação escolar como fundamental na tarefa de introduzir, ampliar e democratizar o uso da escrita, tem como objetivo analisar, em uma classe dos anos iniciais do ensino fundamental, as práticas de letramento envolvidas e como estas se materializam no processo de alfabetização. A língua escrita tem caráter indispensável nesse processo, seja como objeto de ensino de aprendizagem, seja nos usos tipicamente escolares e sociais dos quais a escolarização se ocupa. Tomando por base a metodologia qualititiva e interpretava (MARTINS, 2004), os instrumentos delineados para esta investigação são a observação de eventos de letramento (situados nas aulas), o registro de notas etnográficas e de imagens fotográficas (VÓVIO e SOUZA, 2005), e a análise de cadernos escolares (GIRVTZ, 2005). Por meio dos dados, espera-se compreender os modos de organização do processo de alfabetização, identificando as práticas e eventos de letramento envolvidos no cotidiano da sala observada. A relevância científica desta pesquisa reside no estabelecimento de um quadro analítico sobre as práticas de ensino e as aprendizagens de língua escrita que se instanciam nesses contextos. Espera-se que com este projeto seja possível estabelecer modos de favorecer a prática pedagógica, apoiar os profissionais envolvidos neste processo. Seus resultados podem colaborar para a proposição de programas educativos e de formação docente (inicial e contínua) e na produção de materiais pedagógicos que se coloquem a favor de uma visão mais ampla de educação, que respondam às demandas do desenvolvimento local e às necessidades de aprendizagem dos alunos e que considerem a realidade social desses sujeitos. (AU)

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