Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel da proteína p53 em reparo por excisão de bases em mitocôndrias de células de mamíferos

Processo: 11/13553-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Valter Arthur
Beneficiário:Felipe Augusto Godoy
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reparo do DNA   Genes p53   DNA mitocondrial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:DNA mitocondrial | mtBER | p53 | reparo de DNA | Bioquímica

Resumo

Todos os organismos vivos estão constantemente expostos a uma variedade de agentes que podem causar modificações químicas e/ou estruturais no DNA, afetando processos essenciais como replicação e transcrição. Ao longo da evolução várias estratégias de reparo do DNA foram desenvolvidas para remover essas modificações, prevenindo o efeito tóxico ou mutagênico dessas lesões. Mutações no mtDNA são frequentemente observadas em inúmeras patologias, o que reflete em alterações metabólicas ou até mesmo atenuação da resposta apoptótica à terapias antineoplásicas. Para manter a integridade genômica mitocondrial, alguns mecanismos de reparo são recrutados à organela, principalmente a via de reparo por excisão de bases, BER. No núcleo, a proteína supressora de tumor p53 colabora para a manutenção da estabilidade do DNA, em parte pela estimulação direta da via BER. Em resposta a certos estímulos celulares, p53 transloca-se para a mitocôndria, onde pode desencadear uma resposta apoptótica. Entretanto, nós demonstramos anteriormente que p53 pode estimular a atividade catalítica da DNA polimerase mitocondrial, DNA polimerase gamma (pol ³), que participa da replicação e do reparo do mtDNA. O presente projeto propõe dissecar molecularmente essa interação funcional entre p53 e pol ³ durante a modulação de BER em células humanas. Para isso, propomos: I) investigar se p53 se associa fisicamente a pol ³; II) se a proteína TFAM modula o papel de p53 no reparo do DNA em mitocôndrias; e III) se a translocação de p53 para a mitocôndria é mediada por processos redox.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOY, Felipe Augusto. Estudo do papel da proteína p53 em reparo por excisão de bases em mitocôndrias de células de mamíferos. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/BT) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.