Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos minerais pesados e da luminescência do quartzo das areias do Rio Branco na região de Boa Vista (Roraima)

Processo: 11/05897-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:André Oliveira Sawakuchi
Beneficiário:Lina Akiko Araki
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Minerais pesados   Proveniência sedimentar   Sedimentologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Areias fluviais | Luminescência do quartzo | Minerais pesados | Proveniência sedimentar | Sedimentologia

Resumo

O Rio Branco é o maior tributário do Rio Negro, bacia do rio Amazonas, e drena o território do Estado de Roraima. No setor entre o município de Boa Vista e a Serra Grande, esse rio possui elevada carga de fundo arenosa, que propicia a formação de diversas feições deposicionais, tais como barras em pontal, barras longitudinais e campos de dunas subaquosas (sand waves). Deste modo, supõe-se que o rio Branco seja importante fornecedor de sedimentos arenosos ao Rio Negro e conseqüentemente ao rio Amazonas. O grau de retrabalhamento e a proveniência das areias do rio Branco constituem dados importantes para o entendimento do transporte de sedimentos nos rios Amazônicos. O objetivo principal deste projeto é caracterizar os minerais pesados e a luminescência dos grãos de quartzo das areias do Rio Branco, com vistas para a definição de rochas fontes e grau de retrabalhamento sedimentar. Para isto, serão utilizadas amostras já coletadas em barras arenosas do Rio Branco entre Boa Vista e a Serra Grande (RR). Os sedimentos serão caracterizados quanto à assembléia total e índices (ZTi e ZRi) de minerais pesados e quanto à sensibilidade de luminescência do quartzo. Variações nestas propriedades serão confrontadas com as características litológicas, geomorfológicas e vegetacionais da área estudada, as quais serão obtidas a partir de mapas e trabalhos já publicados.O desenvolvimento desse projeto propiciará à aluna a aquisição de conhecimentos sobre a geomorfologia e sedimentologia de sistemas fluviais e o aprendizado de métodos de análise de proveniência de areias por meio de minerais pesados e da luminescência do quartzo. Este projeto integra o projeto auxílio à pesquisa "Proveniência, transporte e estocagem de sedimentos nos rios amazônicos" (processo:2011/06609-1), o qual conta com a participação de alunos de pós-graduação e de diversos pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras. Assim, a aluna Lina Akiko Araki participará de atividades com equipe multidisciplinar, o que lhe proporcionará grande aprendizado científico e cultural.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)