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Intervenção com mães denunciadas por maus-tratos: Efeitos de recursos tecnológicos

Processo: 11/02431-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Paolla Magioni Santini
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/04204-0 - Survey com pais brasileiros: um estudo piloto colaborativo, BE.EP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:a) recursos tecnológicos em intervenção | b) intervenção a mães | c) maus-tratos | d) prevenção de problemas de comportamento | Prevenção de Violência

Resumo

Estudos apontam uma maior freqüência de práticas disciplinares abusivas de autoria materna em comparação à paterna. Considerando a relevância do tema da prevenção de violência para a saúde pública, além da existência de programas de intervenção para pais abusivos com procedimentos que poderiam ser aprimorados, o objetivo deste estudo consiste em avaliar um programa de orientação sobre práticas educativas positivas a mães denunciadas por maus-tratos que incluirá os recursos tecnológicos: a) feedback por ponto eletrônico auricular e b) vídeo-feedback dos comportamentos analisados. Participarão do estudo 40 mães denunciadas ao Conselho Tutelar por ter agredido os filhos fisicamente. A pesquisa será conduzida no Centro de Atividade Diária (CAD), uma casa-laboratório com espelho unidirecional e equipamentos eletrônicos de filmagem e comunicação. Serão utilizados os instrumentos para coleta de dados: Entrevista Inicial, Questionário de Capacidades e Dificuldades da Criança (SDQ) - versões para os pais e para os filhos, Inventário Beck de Depressão (BDI), Protocolo de Observação, aplicados na fase pré e pós-programa, e uma Avaliação do Programa pelas participantes será aplicada somente na fase pós-programa. A Cartilha Educação Positiva dos seus filhos, do Projeto Parceria, será o material de apoio para a intervenção, que terá o referencial Cognitivo-Comportamental. O delineamento do estudo é experimental de grupos equivalentes com pré-teste/pós-teste, em que cada grupo recebe a mesma intervenção em momentos diferentes. As participantes serão selecionadas e distribuídas randomicamente entre os grupos. Na fase pré-programa serão aplicados os instrumentos citados, além da sessão de observação com filmagem no CAD. O programa contemplará sessões baseadas na cartilha, em setting terapêutico. Ao final, será realizado treinamento por feedback via ponto eletrônico auricular, seguida com vídeo-feedback da filmagem gravada, em sessão de observação no CAD. Na fase pós-programa serão aplicados os instrumentos indicados, além da sessão de observação sem feedback no CAD. Os dados da entrevista serão sistematizados e será aplicado um teste estatístico para análise dos instrumentos SDQ e BDI. Os dados observacionais serão submetidos a cálculo de fidedignidade e apresentados em gráficos. Serão feitas comparações pré/pós-teste, intra e inter-grupos.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTINI, PAOLLA MAGIONI; WILLIAMS, LUCIA C. A.. A randomized controlled trial of an intervention program to Brazilian mothers who use corporal punishment. CHILD ABUSE & NEGLECT, v. 71, p. 12-pg., . (11/02431-3)
SANTINI, PAOLLA MAGIONI; WILLIAMS, LUCIA C. A.. A randomized controlled trial of an intervention program to Brazilian mothers who use corporal punishment. CHILD ABUSE & NEGLECT, v. 71, n. SI, p. 80-91, . (11/02431-3)
PAOLLA MAGIONI SANTINI; LUCIA CA WILLIAMS. Programas Parentais Para a Prevenção do Castigo Corporal: Uma Revisão Sistemática. Paidéia, v. 26, n. 63, p. 121-129, . (11/02431-3)

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