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Contribuição do apoio social familiar nos resultados das intervenções educativas junto às pessoas com diabetes mellitus: ensaio clínico randomizado controlado

Processo: 11/10462-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Ana Emilia Pace
Beneficiário:Lilian Cristiane Gomes Villas Boas
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cooperação do paciente   Cuidados de enfermagem   Autoeficácia   Educação em saúde   Diabetes mellitus   Apoio social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoio social | Autoeficácia | Cooperação do paciente | Cuidados de Enfermagem | diabetes mellitus | educação em saúde | Enfermagem em Diabetes Mellitus

Resumo

Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, cujo objetivo principal é avaliar o impacto de apoio social familiar nos resultados das intervenções educativas junto às pessoas com diabetes mellitus. Os desfechos serão avaliados por meio de: glicemia plasmática de jejum, hemoglobina glicada, triglicerídeos, colesterol total e frações, microalbuminúria, índice de massa corporal, circunferência abdominal, pressão arterial, percepção de autoeficácia, conhecimento sobre a doença, adesão ao tratamento medicamentoso e às atividades de autocuidado, e percepção de apoio social. A amostra será constituída de acordo com critérios de inclusão/exclusão. A randomização dos participantes será realizada por meio da técnica de alocação estratificada. Serão formados dois grupos com características semelhantes em relação ao sexo e à faixa etária, para os quais será desenvolvido um programa educativo com o uso dos Mapas de Conversação em Diabetes Mellitus, fundamentados na Teoria Social Cognitiva. No grupo intervenção, haverá o envolvimento de um familiar/cuidador, indicado como fonte de apoio social pelos participantes. A intervenção ao familiar/cuidador consistirá na abordagem dos temas desenvolvidos no programa educativo por meio de contatos telefônicos gravados, seguindo protocolo estabelecido de acordo com os princípios e técnicas de comunicação da Entrevista Motivacional. A comparação entre os grupos de intervenção e controle será realizada por meio do teste t-Student ou o teste de Mann-Whitney. Para as comparações entre duas amostras dependentes será utilizado o teste t-pareado e o teste de Wilcoxon.

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