Busca avançada
Ano de início
Entree

A prática avaliativa em uma escola organizada no sistema de ciclos

Processo: 11/09698-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Regiane Helena Bertagna
Beneficiário:Ricardo Matheus Pires
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Organização escolar   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Escolar | Ciclos | Organização do trabalho pedagógico | Avaliação Escolar

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal aprofundar a análise sobre o processo avaliativo presente em uma escola organizada em ciclos, debruçando-se na reflexão da prática avaliativa e na concepção dos alunos e dos professores acerca dessa temática, sendo estes, entre outros, agentes intimamente ligados à avaliação na escola. Para a realização deste estudo a metodologia empregada contará com a observação sistemática de uma turma de alunos referente ao ciclo final do ensino fundamental, bem como entrevistas com professores, alunos, direção e coordenação pedagógica. Desta forma, pretende-se entender e refletir sobre o papel da avaliação na organização do trabalho pedagógico - os ciclos -, e assim contribuir para a construção de práticas pedagógicas e avaliativas transformadoras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)