Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da inibição da NADPH oxidase sobre o remodelamento cardíaco de ratos com Diabetes mellitus

Processo: 11/04528-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Katashi Okoshi
Beneficiário:Rodrigo Gimenes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiologia   Miocardiopatias   NADPH oxidase   Diabetes mellitus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Miocardiopatia Diabética | NADPH oxidase | remodelamento cardíaco | Cardiologia

Resumo

Nos últimos anos houve grande número de evidências de que pacientes com diabetes mellitus (DM) são acometidos por uma forma de doença miocárdica denominada cardiomiopatia ou miocardiopatia diabética. Um dos principais mecanismos desencadeadores de alterações miocárdicas do DM é o aumento na produção de espécies reativas de oxigênio (EROs). A maior fonte de EROs no sistema cardiovascular está relacionada a atividade da família de enzimas da NADPH oxidase. Evidências mostram que a elevação da glicose sérica, induzida por estreptozotocina em camundongos ou em pacientes diabéticos, causa aumento na atividade da NADPH oxidase nos vasos. Sendo o sistema NADPH oxidase o principal responsável por desequilíbrio no sistema de produção e eliminação de EROs, e também por estar envolvido em muitas patologias cardíacas, estudos à respeito de seu bloqueio têm aumentado nos últimos anos. No entanto, a literatura dispõe de limitado número de estudos a respeito da inibição da NADPH oxidase sobre o remodelamento cardíaco. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar a influência da inibição da NADPH oxidase por apocinina sobre o remodelamento cardíaco em ratos com diabetes mellitus. Serão utilizados ratos Wistar, com cerca de 300 g de peso corporal. O DM será induzido por administração intraperitoneal de estreptozotocina, e a apocinina será diluída na água dos animais. A avaliação estrutural e funcional do coração será realizada por meio do ecocardiograma e em preparação do músculo papilar isolado do ventrículo esquerdo. Para análise estrutural in vitro serão medidos os pesos do VE, ventrículo direito, pulmão e fragmento de fígado para o cálculo da razão peso úmido/peso seco desses órgãos. Amostras do VE serão obtidas para análise histológica, quantificação da hidroxiprolina, avaliação da atividade oxidativa e da NADPH oxidase miocárdica. Será realizada também a avaliação sérica do estresse oxidativo e da glicemia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIMENES, R.; GIMENES, C.; ROSA, C. M.; XAVIER, N. P.; CAMPOS, D. H. S.; FERNANDES, A. A. H.; CEZAR, M. D. M.; GUIRADO, G. N.; PAGAN, L. U.; CHAER, I. D.; et al. Influence of apocynin on cardiac remodeling in rats with streptozotocin-induced diabetes mellitus. CARDIOVASCULAR DIABETOLOGY, v. 17, . (11/04528-4, 15/17539-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIMENES, Rodrigo. Influência da inibição da NADPH oxidase sobre o redemodelamento cardíaco de ratos com diabetes mellitus. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.