Busca avançada
Ano de início
Entree

A não-adesão do usuário ao tratamento: desafio para integralidade na atenção em diabetes

Processo: 11/04305-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Zanetti
Beneficiário:Clarissa Cordeiro Alves Arrelias
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Doença crônica   Diabetes mellitus tipo 2

Resumo

Estudo de análise com dados secundários que tem como objetivo caracterizar os sujeitos DM tipo 2 que apresentaram não-adesão cadastrados na Estratégia de Saúde da Família segundo as variáveis sócio-demográficas, clínicas e terapêuticas; descrever as estudadas dos sujeitos que apresentaram não-adesão segundo cada Estratégia de Saúde da Família investigada; e relacionar não-adesão ao tratamento do DM tipo 2 com as variáveis sexo, idade e escolaridade, tempo de diagnóstico e controle metabólico. A amostra foi constituída por 423 pessoas com diabetes mellitus cadastradas em 17 Unidades de Saúde da Família por meio da técnica de amostragem aleatória simples. A coleta de dados foi realizada por pesquisadores de campo, mediante entrevista dirigida, em domicílio, utilizando quatro instrumentos: questionário contendo variáveis sócio-demográficas, clínicas e terapêuticas; Medida de Adesão aos Tratamentos - MAT; Questionário de Frequência de Consumo Alimentar - QFCA; e Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ. A análise dos dados será realizada a partir do banco de dados original, o pesquisador identificará os pacientes que tiveram adesão e não adesão ao tratamento, formando dois grupos. Desses será subtraído apenas o grupo de pacientes que apresentaram não-adesão ao tratamento para posterior análise. Para descrever os objetivos propostos será utilizada análise descritiva dos dados. Os resultados serão apresentados por meio de tabelas de frequência, medidas descritivas e gráficos. Também serão utilizados os testes de associação, como por exemplo, o teste exato de Fisher se os pressupostos forem atendidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES ARRELIAS, CLARISSA CORDEIRO; GIMENES FARIA, HELOISA TURCATTO; DE SOUZA TEIXEIRA, CARLA REGINA; DOS SANTOS, MANOEL ANTONIO; ZANETTI, MARIA LUCIA. Adherence to diabetes mellitus treatment and sociodemographic, clinical and metabolic control variables. Acta Paulista de Enfermagem, v. 28, n. 4, p. 315-322, JUL-AUG 2015. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARRELIAS, Clarissa Cordeiro Alves. A não adesão dos usuários dos serviços de saúde ao tratamento em diabetes: desafio para a integralidade na atenção primária. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.