Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressão do fator de transcrição SF-1 e sua regulação em culturas primárias de adrenal de rato: o papel de Pod-1/TCF-21

Processo: 11/01031-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Claudimara Ferini Pacicco Lotfi
Beneficiário:Nayara Pereira de Abreu
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia   Expressão gênica   Fatores de transcrição   Córtex suprarrenal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:expressão gênica | fatores de transcrição | Glândula adrena de rato | Pod-1 | Sf-1 | Endocrinologia

Resumo

O córtex adrenal é dividido em três zonas distintas: a glomerulosa, a fasciculada e a reticular, e cada zona é responsável pela síntese e secreção de diferentes tipos de esteróides. SF-1 é um fator de transcrição envolvido no desenvolvimento, na produção de esteróides e na proliferação celular do córtex adrenal, e é regulado por vários fatores. Existem evidências que sugerem que Pod-1, uma proteína do tipo bHLH, pode estar envolvida na regulação direta ou indireta de Sf-1, e com isso modular a proliferação de células esteroidogênicas. No entanto, a expressão de Sf-1 e Pod-1, a relação entre eles, o mecanismo de regulação e seus efeitos na proliferação em células normais do córtex da suprarrenal ainda não está esclarecida. Temos como hipótese que Sf-1 pode ser regulado por Pod-1, e que essa regulação tem um papel importante na proliferação das células que compõem o córtex adrenal. Portanto, nosso objetivo é estudar a expressão de Sf-1 e Pod-1 em culturas primárias de células da adrenal de rato, células isoladas da zona glomerulosa (células G) e das zonas fasciculadas e reticulares (células F/R), normais através da análise: 1- da expressão gênica de Sf-1 e Pod-1 em culturas de células G e células F/R; 2- da expressão gênica de Sf-1 em culturas de células G e F/R transfectadas com siRNA de Pod-1; 3- da expressão gênica de Sf-1 em culturas de células G e F/R transfectadas com um plasmídeo contendo a sequência de Pod-1. Ao final desse projeto esperamos identificar se Pod-1 de fato tem capacidade de regular a expressão de Sf-1 nos dois tipos celulares, células G e F/R, e de que forma essa indução ocorre, se inibindo ou induzindo Sf-1. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCA, M. M.; ABREU, N. P.; VRECHI, T. A. M.; LOTFI, C. F.. POD-1/Tcf21 overexpression reduces endogenous SF-1 and StAR expression in rat adrenal cells. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 48, n. 12, p. 1087-1094, . (12/19512-9, 10/00771-9, 12/21839-6, 11/01031-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU, Nayara Pereira de. Análise da expressão do fator de transcrição Sf-1 e sua regulação em culturas primárias de adrenal de rato: o papel de Pod-1/TCF21.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.