Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das propriedades adesivas de eritrócitos, neutrófilos e plaquetas de pacientes com tromboembolismo venoso

Processo: 10/12352-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Joyce Maria Annichino-Bizzacchi
Beneficiário:Kiara Cristina Senger Zapponi Cerri
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hematologia   Tromboembolismo   Eritrócitos   Plaquetas sanguíneas   Neutrófilos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão | Eritrócitos | neutrófilos | Plaquetas | Tromboembolismo venoso | Hematologia

Resumo

O tromboembolismo venoso (TEV) é uma doença multifatorial que afeta 1:1000 da população mundial anualmente e cuja patogênese depende da interação de fatores genéticos e adquiridos. Pelo elevado número de indivíduos acometidos, incluindo pacientes jovens sem doenças prévias, até os mais idosos, torna o TEV um problema sócio-econômico com grande ônus tanto pelas internações quanto pelo absenteísmo em pacientes em idade produtiva. A formação do trombo é um processo multicelular envolvendo as plaquetas, neutrófilos, linfócitos e eritrócitos, além das células endoteliais, com a indução de uma resposta inflamatória local. Portanto, a avaliação das propriedades adesivas dos eritrócitos, neutrófilos e plaquetas em pacientes com TEV torna-se uma proposta interessante, que pode contribuir para a compreensão da participação dessas células no processo trombótico, tanto na produção e liberação de marcadores inflamatórios, como em outros sistemas fisiopatológicos. Para o desenvolvimento da pesquisa, serão incluídos 10 pacientes com trombose venosa profunda (TVP), com ou sem embolia pulmonar, em duas fases: ao diagnóstico sem tratamento anticoagulante, sendo 5 com trombose espontânea e 5 com trombose desencadeada por fator de risco adquirido e, após 30 dias da finalização do tratamento anticoagulante. Serão incluídos também 10 controles oriundos da região metropolitana de Campinas, pareados por idade (± 5 anos), sexo e etnia. Serão coletado 3 tubos de sangue, usando heparina para isolamento de neutrófilos, citrato de sódio para isolamento de eritrócitos e ACD-C para isolamento de plaquetas. Para o ensaio de adesão estática serão utilizadas placas contendo 96 poços, recobertos por fibronectina para adesão de neutrófilos e eritrócitos, e fibrinogênio para adesão de plaquetas. A aderência será calculada por comparação da absorbância das amostras desconhecidas com a absorbância da curva padrão que apresenta concentrações celulares conhecidas. Será utilizado o leitor de ELISA para ler a medida de absorbância. Os resultados serão expressos como média ± erro padrão da média (EPM) e os dados de cada grupo (indivíduos controle e pacientes) serão comparados utilizando o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Todos os cálculos serão realizados utilizando-se o programa Graph Pad Instat. É importante ressaltar que este projeto é um piloto, pois não há na literatura nenhum estudo que avaliou a participação de neutrófilos, monócitos, eritrócitos e plaquetas em pacientes com TEV. Caso sejam encontradas diferenças entre os resultados observados nos pacientes e controles, serão incluídos mais pacientes e um outro método, de adesão das células em fluxo será realizado. Este método tem um alto custo e, portanto, somente será incluído se a triagem pelo método estático revelar alterações presentes nos pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAPPONI, KIARA C. S.; MAZETTO, BRUNA M.; BITTAR, LUIS F.; BARNABE, ALINE; SANTIAGO-BASSORA, FERNANDA D.; DE PAULA, ERICH V.; ORSI, FERNANDA A.; FRANCO-PENTEADO, CARLA F.; CONRAN, NICOLA; ANNICHINO-BIZZACCHI, JOYCE M.. Increased adhesive properties of neutrophils and inflammatory markers in venous thromboembolism patients with residual vein occlusion and high D-dimer levels. THROMBOSIS RESEARCH, v. 133, n. 5, p. 736-742, . (10/12352-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CERRI, Kiara Cristina Senger Zapponi. Avaliação das propriedades adesivas de neutrófilos, eritrócitos e plaquetas de pacientes com tromboembolismo venoso. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.