Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão do receptor ativado por protease do tipo 2 (PAR-2) em pacientes com periodontite crônica, antes e após tratamento periodontal não-cirúrgico.

Processo: 10/20477-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Marinella Holzhausen Caldeira
Beneficiário:Vanessa Tubero Euzebio Alves
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/22439-1 - Papel da via de sinalização MAPK p38 associada à ativação do PAR2 em células periodontais após infecção por Porphyromonas Gingivalis, BE.EP.DR
Assunto(s):Doenças periodontais   Terapia periodontal   Inflamação   Humanos   Receptor ativado por protease do tipo 2
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doença periodontal | Humanos | Inflamação | Receptor ativado por protease do tipo 2 | Terapia periodontal | Imunologia Periodontal

Resumo

A associação do receptor tipo 2 ativado por protease (PAR-2) com a periodontite, uma inflamação crônica oral que leva à perda óssea e subseqüente perda do elemento dental, foi primeiramente sugerida por estudos in vitro os quais demonstraram que osteoblastos, células epiteliais orais e fibroblastos gengivais humanos expressam o PAR-2. Além disso, observou-se que a aplicação local de um agonista seletivo do PAR-2 (SLIGRL) causa infiltração granulocítica gengival e periodontite em ratos. Ainda, camundongos deficientes em PAR-2 (PAR-2-/-), apresentam menor inflamação decorrente de infecção por Porphyromonas gingivalis (Pg). Em nosso último estudo, demonstramos que na periodontite crônica, um aumento da expressão gênica do PAR-2 está associada com a presença de níveis elevados de mediadores pró-inflamatórios, atividade proteolítica total, proteinase 3 e com uma maior prevalência de Pg, produtor de gingipaína. No entanto, estes resultados não nos permitem afirmar se a expressão gênica do PAR-2 encontra-se aumentada em virtude da presença de doença periodontal ou se a mesma é uma característica constitucional que favorece o acometimento da doença. Desta forma, neste presente estudo, será avaliada em células creviculares a correlação entre a expressão gênica e proteica do PAR-2 (Real Time-PCR, Western blot) com os parâmetros periodontais clínicos na periodontite crônica em humanos, antes e após a terapia periodontal básica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABREU, I. S.; EUZEBIO ALVES, V. T.; BENEDETE, A. P. S.; BUENO DA SILVA, H. A.; FRANCA, B. N.; SARAIVA, L.; LIMA, L. A.; CARVALHO, M. H.; HOLZHAUSEN, M.. Gingival crevicular fluid levels of protease-activated receptors type 1 and type 2 in diabetic patients with periodontitis. JOURNAL OF PERIODONTAL RESEARCH, v. 51, n. 5, p. 577-585, . (09/16373-5, 10/20477-8, 14/06387-7, 10/16605-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Vanessa Tubero Euzebio. Efeito da terapia periodontal sobre a expressão do receptor ativado por protease do tipo 2 (PAR2) em pacientes com periodontite crônica. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.