Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos padrões de relação entre as universidades, as empresas e o estado: o caso dos parques tecnológicos paulistas

Processo: 11/04850-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Desenvolvimento
Pesquisador responsável:Glauco Antonio Truzzi Arbix
Beneficiário:Rafael Grilli Felizardo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento econômico   Desenvolvimento social   Inovação

Resumo

Esta pesquisa pretende fazer estudos de três parques tecnológicos do Estado de São Paulo, buscando compreender como as universidades, as empresas e o Estado se relacionam nesses empreendimentos. Partimos da ideia de que a relação entre as universidades e as empresas tem mudado, sendo que o papel econômico-social de uma cada vez mais está ligado ao da outra. Universidades buscam agregar valor a sua pesquisa, principalmente passando resultados ao setor produtivo. Este cada vez mais lida com a pesquisa básica para chegar a produtos novos, melhorados, ou mesmo visando inovar em processos ou serviços. Trata-se de uma nova conjuntura, que alguns autores chamam de economia/sociedade do conhecimento, na qual os parques tecnológicos têm um papel fundamental na promoção da ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento. A hipótese principal deste projeto é a de que o governo exerce um papel fundamental para o sucesso ou fracasso de empreendimentos de base tecnológica, como os parques tecnológicos. A política de Ciência, Tecnologia e Inovação é um forte estimulador para que os parques tecnológicos possam trazer impacto econômico-social. Para tentar confirmar ou refutar tal hipótese, faremos um recorte temporal que analisará as experiências dos parques tecnológicos dos anos 1980, comparando com os empreendimentos surgidos no final da década de 1990, em meio a um aparato institucional mais maduro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FELIZARDO, Rafael Grilli. Em busca de novos padrões de desenvolvimento: os parques tecnológicos no Brasil. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.