Busca avançada
Ano de início
Entree

A prosa de Chico Buarque em Fazenda Modelo

Processo: 10/14027-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Benedito Antunes
Beneficiário:Sandro Viana Essencio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Prosa   Sátira e humor (literatura)   Paródia   Modernidade

Resumo

O presente projeto visa estudar a obra em prosa de Chico Buarque de Hollanda (1944-) do ponto de vista da representação de questões histórico-sociais e suas implicações no plano formal. Elege como corpus principal a "novela pecuária" Fazenda Modelo (1974) e procura acompanhar a evolução da prosa do autor até o seu mais recente romance, Leite derramado, passando por Estorvo, Benjamim e Budapeste, a fim de reconhecer os elementos mais peculiares de um projeto literário que estariam presentes já na sua produção inicial. Ao valer-se dos recursos da paródia e da sátira no processo de composição da novela, o autor trabalha em dois planos: por um lado, relê Animal Farm (1945), de George Orwell (1903-1950), tomada como referência para a intertextualidade; por outro lado, discute o contexto de forte repressão instaurado pelos dez anos de governo militar no Brasil. A pesquisa apoia-se na fundamentação teórica de Mikhail Bakhtin, bem como nos estudos de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Georg Lukács. Espera-se que o estudo tanto da novela como das demais obras do autor permita aprofundar a compreensão de uma leitura suis generis do contexto sociopolítico daquele momento que, apesar de sempre estar em diálogo com um discurso que as antecedem, carrega sua marca de originalidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESSENCIO, Sandro Viana. A prosa de Chico Buarque em Fazenda modelo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.