Bolsa 11/09588-5 - Análise do discurso, Ensino - BV FAPESP
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Arqueologia da imagem no ensino de Língua Portuguesa no Brasil (1960-2010)

Processo: 11/09588-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Vanice Maria Oliveira Sargentini
Beneficiário:Jocenilson Ribeiro dos Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/04889-0 - A emergência do texto imagético como uma problemática para as ciências da linguagem, BE.EP.DR
Assunto(s):Análise do discurso   Ensino   Historiografia   Língua portuguesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | ensino | Historiografia Linguistica | linguagem mista | Semiologia histórica | Sistemas de Avaliação | Análise do Discurso

Resumo

Com este projeto de pesquisa, daremos continuidade a outro que desenvolvemos em nível de mestrado, no qual estudamos o emprego de textos mistos na formulação de questões dos exames nacionais de avaliação (ENEM e ENADE). Nosso objetivo foi analisar especificamente as habilidades pressupostas de interpretação da imagem, por parte dos alunos, na resolução dessas questões. No projeto que ora submetemos, pretendemos investigar as condições de emergência, e o aumento progressivo, do emprego da linguagem imagética na produção de textos contemporâneos de âmbito educacional, com o intuito de compreender os pressupostos teóricos que têm orientado o ensino/aprendizado de leitura e interpretação de textos, de modo geral, e da imagem, de modo particular, considerando o panorama histórico de institucionalização dos estudos linguísticos no Brasil. Para tanto, pautamo-nos teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa, em especial nos desdobramentos teóricos empreendidos por Jean-Jacques Courtine, nesse campo, ao valer-se da abordagem arqueogenealógica de Michel Foucault. Entre os conceitos-chave dessa abordagem, mobilizaremos em especial "enunciado", "formação discursiva" e "arquivo" tendo em vista nosso interesse em compreender a natureza semiológica e histórica das imagens, e de seus usos contemporâneos, nos textos didático-avaliativos que foram produzidos e circularam no Brasil nas últimas décadas. A questão norteadora de nossa pesquisa tem como objetivo responder: que mudanças ocorreram na produção dos textos didáticos e avaliativos nos últimos quarenta anos, particularmente em relação à exploração do uso da imagem, e que fatores históricos, culturais e teóricos nortearam essas mudanças no ensino de língua portuguesa? Nosso corpus, por um lado, será constituído de livros e manuais didáticos, publicados a partir dos anos 70 e, por outro, de exames seletivos e avaliativos (vestibulares, ENEM, ENADE), a partir da década de 80. (AU)

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