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Coordenação do trabalho pedagógico na rede estadual paulista: desafios, limites e potencialidades

Processo: 11/09808-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Miguel Henrique Russo
Beneficiário:Valéria Andrade Silva
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/20250-9 - O currículo como eixo norteador da análise das práticas de coordenação pedagógica, BE.EP.DR
Assunto(s):Administração escolar   Reforma do ensino

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a coordenação do trabalho pedagógico na escola pública como uma das práticas específicas de gestão que possui uma potencialidade latente de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Com fundamento em referencial teórico que entende o trabalho escolar como processo de transformação do aluno com vistas à sua atualização cultural, e, portanto, como processo de humanização, este estudo tem como objetivo contribuir por meio da reflexão crítica sobre a prática de coordenação escolar dominante para a superação dos desafios teórico-práticos que a função coordenadora historicamente tem na escola brasileira. No contexto da reforma educacional lançada em 2007 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) que introduziu mudanças na função de coordenação pedagógica em sua rede de ensino, ao atribuir para o Professor Coordenador um papel fundamental na implementação da sua nova proposta curricular, no cumprimento das metas de desempenho da escola e na elevação dos indicadores de qualidade da rede estadual paulista, este estudo de natureza qualitativa problematizará, a partir dos dados empíricos coletados por meio de observações e entrevistas em unidades escolares de Ensino Fundamental II e Médio da rede estadual paulista, a concepção de coordenação do trabalho pedagógico revelada pelas práticas escolares; as contradições que se revelam entre as possibilidades postas para este trabalho e as condições concretas para sua objetivação; quais seriam seus agentes; e, que espaço o Professor Coordenador ocupa ou poderia ocupar na gestão da escola.

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