Busca avançada
Ano de início
Entree

A regulação da conduta delituosa pela escola: um estudo comparativo entre adolescentes judiciarizados e não-judiciarizados no contexto brasileiro

Processo: 11/04634-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Marina Rezende Bazon
Beneficiário:Jorge Luiz da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Ajustamento social   Infração disciplinar

Resumo

Os altos índices de infrações cometidas por adolescentes têm despertado interesse e preocupação. A maioria dos estudos realizados sobre o tema direcionam-se exclusivamente a aspectos relacionados à família. Assim, outras instituições de socialização do adolescente, tais como a escola e os pares, são pouco investigadas. Nesse sentido, interessa a este trabalho o estudo dos aspectos referentes à escola, uma vez que investigações recentes têm demonstrado que a "delinquência juvenil" tem forte associação com a desadaptação às exigências e às expectativas do meio escolar, sendo essa relação mais forte que a existente com os problemas na família. A presente pesquisa tem por objetivo caracterizar a regulação pela escola da conduta infracional, em adolescentes, no contexto sócio-cultural brasileiro e, secundariamente, contribuir para o processo de adaptação das escalas relativas à avaliação da Regulação Social, no quadro da Teoria de Marc Le Blanc. Para a coleta de dados, realizar-se-á a aplicação da Escala "ESCOLA" do Inventário MASPAQ, junto aos adolescentes pesquisados. Participarão da pesquisa 60 adolescentes, sendo 30 judiciarizados (Grupo 1) e 30 não-judiciarizados (Grupo 2). Para Le Blanc, a regulação escolar se ancora sobre três mecanismos complementares: desempenho acadêmico, vínculo com a escola e constrangimentos escolares. Cada uma dessas condições é explorada pelo MASPAQ nos seus vários aspectos, o que possibilita avaliar o nível de adaptação do aluno e como se dá a regulação da conduta pela escola. Espera-se, portanto, com esta pesquisa, obter dados referentes a estas questões, atinentes à realidade brasileira, pois são raros os estudos nacionais que abordam a regulação pela escola da conduta na adolescência e seus impactos no desenvolvimento pessoal e social dos alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORGE LUIZ DA SILVA; WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA; ELVIO LUCIANO BONO; MARINA AZÔR DIB; MARINA REZENDE BAZON; MARTA ANGÉLICA IOSSI SILVA. Associações entre Bullying Escolar e Conduta Infracional: Revisão Sistemática de Estudos Longitudinais. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 1, p. 81-90, Mar. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.