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A psicanálise e a educação na obra de Arthur Ramos da década de 1930

Processo: 11/10931-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jorge Luís Ferreira Abrão
Beneficiário:Bruna Kaori de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História da psicologia   Psicanálise   Educação   Psicanalistas

Resumo

O presente projeto tem por objetivo investigar a importância dos trabalhos psicanalíticos de Arthur Ramos dedicados à educação no contexto científico, cultural e social brasileiro da década de 1930, assim como situar estes em relação à psicanálise brasileira da época, identificando as principais influências teóricas de suas obras e estabelecendo as relações entre as obras de cunho psicanalítico do autor e as propostas educacionais da Escola Nova junto à educação brasileira da época. Arthur Ramos é considerado um dos precursores da psicanálise no Brasil e a partir da década de 1930, ao mudar-se para o Rio de Janeiro e começar a atuar na Clínica de Ortofrenia e Higiene Mental do Rio de Janeiro, a psicanálise passou a ter maior espaço em sua obra, presente em A Criança Problema (1934), por exemplo, em que o autor aborda a possibilidade da psicanálise, juntamente com o movimento da Escola Nova, colaborar com a educação da época. Esta pesquisa faz-se importante ao considerarmos a relevância das relações entre educação e psicanálise que se constituíram no Brasil durante o século XX, e tendo em vista que este percurso histórico influenciou a forma como atualmente empregamos a teoria psicanalítica no contexto educacional. Para tal realizaremos um estudo qualitativo dos trabalhos psicanalíticos de Arthur Ramos dedicados à educação, utilizando uma metodologia própria aos trabalhos de investigação histórica da psicanálise e enfocando a abordagem contextual, que consiste em estabelecer relações entre a psicanálise e outros campos do saber, bem como explicitar as influências que ela sofreu ao longo de sua história e os efeitos que exerceu sobre a civilização ocidental. (AU)

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