Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação docente e avaliação da aprendizagem: uma análise da relação entre as experiências vividas e as práticas adotadas por professores que ensinam matemática nos anos iniciais

Processo: 10/14664-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Raquel Miotto Morelatti
Beneficiário:Andressa Florcena Gama da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anos iniciais do ensino fundamental | avaliação | educação matemática | Avaliação em ensino da Matemática

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar a relação entre as estratégias avaliativas utilizadas e as justificativas apresentadas por professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental com as práticas avaliativas que vivenciaram durante a formação escolar e acadêmica, no que se refere à Matemática. Em levantamento inicial sobre a produção na área da avaliação em Matemática foi possível perceber que existe uma quantidade muito pequena de estudos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental. Dentre um total de 942 trabalhos publicados nos anais dos eventos realizados no Brasil (ANPEd - 2000 a 2009; ENEM - 2007 e SIPEM - 2009), apenas 5 tinham ligação com este assunto. Porém, nenhum desses trabalhos estabelecia qualquer tipo de relação entre práticas avaliativas e formação docente, o que torna relevante a investigação proposta. Pretendemos realizar a coleta de dados em duas fases: a primeira compreende o contato com os coordenadores das escolas municipais de Presidente Prudente - SP, os quais nos indicarão um professor que leciona Matemática no quinto ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e que desempenhe uma prática avaliativa relevante para a aprendizagem dos alunos. Sabendo que a rede municipal de educação abrange um total de 31 escolas, teremos então nessa fase inicial 31 sujeitos participando do levantamento feito pelo questionário. Analisaremos tais questionários a fim de identificarmos os professores que descreveram desenvolver práticas avaliativas singulares. Após a análise dos questionários iniciaremos a segunda fase da pesquisa em que coletaremos dados junto aos professores selecionados. Nessa fase da pesquisa, pretendemos entrevistar, observar as aulas e coletar possíveis materiais utilizados para avaliação em sala de aula. O acompanhamento do trabalho dos professores dará subsídios para encontrarmos possíveis relações da prática observada em sala de aula com as situações que os professores viveram ao longo de sua trajetória escolar, sua formação inicial e continuada. A análise dos dados qualitativos coletados será realizada por meio da análise de conteúdo. Após a análise dos questionários, entrevistas, observações e das provas e trabalhos avaliativos buscaremos compreender o que pensam os professores sobre o modo como avaliam seus alunos, quais justificativas que apresentam para os procedimentos que adotam e relacionar isso com as situações vividas ao longo da formação inicial, continuada e trajetória escolar. Acreditamos que este trabalho poderá contribuir para a compreensão das relações implícitas das práticas avaliativas dos professores que ensinam Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com o processo de formação, além de contribuir para a produção nas áreas de Avaliação e Educação Matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Andressa Florcena Gama da. Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.