Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise fonológica da língua Baniwa do Içana

Processo: 11/03344-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Indígenas
Pesquisador responsável:Cristina Martins Fargetti
Beneficiário:Mateus Cruz Maciel de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia   Linguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonologia | Língua Deni | Linguística | Descrição

Resumo

Este projeto propõe fazer a descrição fonológica da língua indígena Baniwa, cujas comunidades estão localizadas no Alto Rio Negro, noroeste da Amazônia. Sua população é estimada em 4.220 pessoas, mas esse não é o número real de falantes, já que várias comunidades dessa etnia usam a Língua Geral ou Nheengatú. Os objetivos dessa pesquisa são: a) descrever a fonologia da língua Baniwa por meio de um amplo levantamento fonético; b) servir de subsídio para pesquisas futuras na língua, tendo em vista que uma pesquisa fonológica detalhada pode colaborar positivamente para pesquisas posteriores; c) reforçar o interesse de preservação da língua por parte dos falantes, já que algumas comunidades Baniwa passaram a usar outras línguas; d) atualizar a proposta ortográfica da língua com intuito de que a educação bilíngue possa evoluir cada vez mais; e) colaborar para o conhecimento científico das línguas da família Aruák. A descrição será feita ancorada na teoria da fonologia gerativa proposta por Schane (1975) e Chomsky & Halle (1968); já para a descrição dos padrões silábicos será usado o postulado da fonologia não linear, especificamente a fonologia autossegmental proposta por Goldsmith (1990). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Mateus Cruz Maciel de. Análise fonológica da língua Deni (Arawá). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.