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Análise de um programa de intervenção no desempenho escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem

Processo: 11/50567-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Maria Luísa Guillaumon Emmel
Beneficiário:Mirela de Oliveira Figueiredo
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Rendimento escolar   Transtornos de aprendizagem   Ensino fundamental   Escola pública

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar os efeitos de um programa de intervenção no desempenho escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem, matriculados no ensino fundamental de escolas da rede pública municipal e estadual, através da avaliação destas dificuldades e elaboração de um programa de orientações às professoras e de intervenção nas dificuldades detectadas na avaliação. A metodologia é composta pela aplicação dos instrumentos: Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e Teste de Desempenho Escolar (TDE). A EDM compreende uma bateria de testes que avalia o desenvolvimento motor segundo as aquisições adequadas para cada faixa etária, sendo avaliados os itens: motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. O TDE avalia as habilidades de leitura, escrita e aritmética esperados para cada faixa etária. A amostra será composta pelos alunos na faixa etária de 7 a 10 anos que apresentarem escores abaixo da média nos testes e indicativos de dificuldade de aprendizagem apontados pelas professoras. A partir dos resultados da EDM e TDE será elaborado um plano de intervenção e orientações às professoras, composto por propostas de atividades relacionadas com as dificuldades de aprendizagem apontadas na avaliação. A concretização do plano de intervenção e orientações terá duração de 6 meses, sendo os alunos reavaliados após este período. Após processo de intervenção e orientação, o desempenho escolar das crianças será analisado verificando se as dificuldades apresentadas nos testes foram alteradas, mensurando-se a eficácia do programa. (AU)

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