Busca avançada
Ano de início
Entree

Valor nutricional e propriedades funcionais de espécies espontâneas encontradas no Brasil

Processo: 11/04014-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Deborah Helena Markowicz Bastos
Beneficiário:Érica Sayuri Siguemoto
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição em saúde pública   Composição de alimentos   Moringa oleifera   Byrsonima
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aceitação | Byrsonima verbascifolia | Composição nutricional | Moringa oleifera | Propriedades funcionais | Nutrição em Saúde Pública

Resumo

Do ponto de vista de saúde pública, é importante identificar a combinação de alimentos de origem vegetal e animal que possam prevenir a deficiência nutricional e as doenças crônicas. O cenário atual indica que a alimentação no mundo globalizado se restringe a um número reduzido de espécies vegetal e animal. Este projeto tem objetivo geral de avaliar as propriedades funcionais e nutricionais do abacaxi-do-cerrado (Ananas ananassoides) e da pera-do-cerrado (Eugenia klotzchiana). O teor de fenólicos totais será avaliado pelo método de Folin Ciocalteau e o perfil de compostos fenólicos por espectrometria de massas (ESI-MS). A atividade antioxidante será avaliada pela capacidade de captação do radical livre DPPH e pelo método ORAC; a atividade antiglicação será realizada em sistemas modelos contendo albumina ou histonas e metilglioxal, e a inibição de lipase pancreática será feita pela adição de extratos em meio. A composição centesimal será avaliada pelos métodos oficiais de análise, determinação de vitamina C por espectrofotometria, análise de carotenóides será realizada por cromatografia líquida de alta eficiência e o perfil de ácidos graxos será avaliado por cromatografia gasosa de alta eficiência. Será analisada a aceitação dessas frutas, preparadas na forma como são tradicionalmente consumidas. Será utilizado teste estatístico adequado, a fim de determinar diferenças significativas entre as espécies estudadas. A determinação da composição quantitativa e a avaliação de propriedades funcionais colaborarão com ações para a inclusão destas espécies em programas que visam melhorar a dieta da população, estimular o consumo e abrir novos mercados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIGUEMOTO, Érica Sayuri. Composição nutricional e propriedades funcionais do murici (Byrsomina crassifolia) e moringa (Moringa Oleifera). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.