Bolsa 11/03577-1 - Agrotóxicos, Inseticidas organofosforados - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodegradação de pesticidas organofosforados por microrganismos marinhos

Processo: 11/03577-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Andre Luiz Meleiro Porto
Beneficiário:Natália Alvarenga da Silva
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Agrotóxicos   Inseticidas organofosforados   Biodegradação   Espectrometria de massas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biodegradação | biotransformação | Espectrometria de massas | Microganismos marinhos | Pesticidas organofosforados | Biodegradação

Resumo

Os pesticidas são compostos potencialmente tóxicos ao homem e atualmente são empregados em várias finalidades e, assim, são divididos em diferentes classes, como os herbicidas, fungicidas, acaricidas, algicidas, larvicidas e inseticidas. Entre os pesticidas de maior emprego atualmente estão os organofosforados e carbamatos. Os compostos organofosforados são usados como plastificantes, componentes de combustível aéreo, agentes químicos de guerra; são amplamente utilizados em todo o mundo no controle de pragas agrícolas e domésticas, constituindo 20-38% do total de pesticidas usados nos últimos anos. Os carbamatos são bastante utilizados no combate de insetos domésticos, portanto de uso intradomiciliar, devido ao menor odor de algumas formulações inseticidas em relação aos organofosforados. O resultado do uso excessivo dos pesticidas organofosforados e carbamatos é a inevitável contaminação das águas e dos ecossistemas terrestres, levando a uma preocupação em relação à toxificação nos organismos vivos (homens e animais). A necessidade da degradação destes compostos tem sido fonte de diversos estudos. A biodegradação de pesticidas com bactérias foi desenvolvida com sucesso, no entanto, poucos estudos dedicam-se a biodegradação através de fungos. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é a biodegradação dos pesticidas organofosforados clorpirifos, metil-paratiom e profenofos através de fungos marinhos. O Grupo de Química Orgânica e Biocatálise vêm se dedicando recentemente à biodegradação de pesticidas organoclorados com fungos marinhos onde resultados promissores estão sendo obtidos (Ortega et al., 2001; Porto et al., 2011). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Natália Alvarenga da. Biodegradação dos pesticidas clorpirifós, metil paration e profenofós por fungos de origem marinha. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.