Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da segregação da Hipomineralização Molar-Incisivo

Processo: 10/18436-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Lourdes Aparecida Martins dos Santos-Pinto
Beneficiário:Ricardo Augusto Gonçalves Pierri
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Genética   Desmineralização do dente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:genética | hipomineralização dentária | Odontopediatria

Resumo

A Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) é um distúrbio de desenvolvimento que acomete primeiros molares e incisivos permanentes, com prevalência que varia de 2,8 a 25%, no mundo. O esmalte se apresenta frágil e pode se destacar facilmente e expor a dentina, favorecendo a sensibilidade dentária e o estabelecimento de lesão cariosa. A adesão estrutural é deficiente nestes dentes, o que compromete o tratamento restaurador. A conduta terapêutica prioritária é o tratamento remineralizador para suprir as deficiências mecânicas e possibilitar futuros tratamentos definitivos. Fatores de natureza sistêmica nos primeiros anos de vida e ambientais podem estar associados. Também é provável que a susceptibilidade genética possa desempenhar um papel importante na etiologia desta condição. O presente estudo busca realizar uma análise de segregação complexa da Hipomineralização Molar-Incisivo. Será avaliada uma amostra de famílias nucleares de probandos com a referida condição. Um total de 142 crianças e seus familiares serão examinados para diagnóstico da condição possibilitando caracterizar o heredograma da família. Além disso, serão coletadas informações a respeito de possíveis fatores ambientais ocorridos durante os primeiros anos de vida da criança, que possam também atuar em associação com a hipótese genética. Acredita-se que esclarecimentos com relação aos fatores etiológicos seja fundamental para o melhor entendimento dessa condição que tanto tem desafiado os clínicos de todo o mundo. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva ao nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JEREMIAS, FABIANO; BUSSANELI, DIEGO GIROTTO; RESTREPO, MANUEL; GONCALVES PIERRI, RICARDO AUGUSTO; DE SOUZA, JULIANA FELTRIN; BULLIO FRAGELLI, CAMILA MARIA; SECOLIN, RODRIGO; MAURER-MORELLI, CLAUDIA VIANNA; LOIOLA CORDEIRO, RITA DE CASSIA; SCAREL-CAMINAGA, RAQUEL MANTUANELI; et al. Inheritance pattern of molar-incisor hypomineralization. BRAZILIAN ORAL RESEARCH, v. 35, p. 8-pg., . (10/18436-1, 11/13636-5)
FABIANO JEREMIAS; DIEGO GIROTTO BUSSANELI; MANUEL RESTREPO; RICARDO AUGUSTO GONÇALVES PIERRI; JULIANA FELTRIN DE SOUZA; CAMILA MARIA BULLIO FRAGELLI; RODRIGO SECOLIN; CLAUDIA VIANNA MAURER-MORELLI; RITA DE CASSIA LOIOLA CORDEIRO; RAQUEL MANTUANELI SCAREL-CAMINAGA; et al. Inheritance pattern of molar-incisor hypomineralization. Brazilian Oral Research, v. 35, . (10/18436-1, 11/13636-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.