Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito antibacteriano in vitro do óleo-resina de copaíba (Copaifera langsdorfii) e princípios ativos frente a bactérias multirresistentes

Processo: 11/09229-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Gomes Martins
Beneficiário:Fariza Abrão
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Copaifera   Anti-infecciosos   Plantas medicinais   Diterpenos

Resumo

Inúmeras fontes naturais têm sido utilizadas como matérias-primas no processo para obtenção de novas formas terapêuticas, onde uma fantástica variedade de metabólitos secundários biossintetizados tem atraído grandes investimentos em pesquisas. São muitas as tentativas de se obter novas entidades químicas farmacologicamente ativas capazes de atuarem contra microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos multirresistentes que causam sérios problemas de saúde pública por estarem envolvidos em infecções comunitárias, hospitalares e oportunistas. Outro fator preocupante é o atual aumento na incidência destes isolados no Brasil e no mundo, agravado ainda mais pelo fato de que o tratamento aplicado muitas vezes é, além de inadequado, também ineficiente, restando poucas opções para o tratamento de pacientes com infecções causadas por esses microrganismos multirresistentes. O objetivo do presente trabalho é realizar o estudo da atividade antibacteriana do óleo-resina da espécie vegetal Copaifera langsdorfii frente a microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos multirresistentes em modelo de ensaio in vitro. Neste estudo serão utilizados isolados mantidos na bacterioteca do Laboratório de Pesquisa em Microbiologia Aplicada/UNIFRAN. A metodologia para a avaliação da atividade antibacteriana in vitro será realizada pelo método da microdiluição em caldo para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). A partir dos compostos mais promissores, serão ainda determinadas as respectivas Concentrações Bactericidas Mínimas (CBM). Outro aspecto da atividade antimicrobiana como determinação da cinética bactericida desses compostos mais ativos também será realizada. Face ao exposto, espera-se contribuir com a busca de novas formas terapêuticas frente a isolados multirresistentes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABRAO, FARIZA; DE ARAUJO COSTA, LUCIANA DELFINO; ALVES, JACQUELINE MORAIS; SENEDESE, JULIANA MARQUES; DE CASTRO, PAMELA TINTI; AMBROSIO, SERGIO RICARDO; SOLA VENEZIANI, RODRIGO CASSIO; BASTOS, JAIRO KENUPP; TAVARES, DENISE CRISPIM; MARTINS, CARLOS HENRIQUE G.. Copaifera langsdorffii oleoresin and its isolated compounds: antibacterial effect and antiproliferative activity in cancer cell lines. BMC COMPLEMENTARY AND ALTERNATIVE MEDICINE, v. 15, . (11/09229-5, 11/13630-7, 09/17237-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.