Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão da adubação nitrogenada em taxas variáveis na cultura da cana-de-açúcar a partir de sensores óticos terrestres

Processo: 11/08882-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:José Paulo Molin
Beneficiário:Lucas Rios Do Amaral
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/04008-2 - GNSS: investigações e aplicações no posicionamento geodésico, em estudos relacionados com a atmosfera e na agricultura de precisão, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):12/03897-9 - Análise e tratamento de dados de sensor ótico terrestre para determinação de uma metodologia de recomendação de nitrogênio para a cana-de-açúcar, BE.EP.DR
Assunto(s):Agricultura de precisão   Cana-de-açúcar   Fertilizantes nitrogenados   Sensoriamento remoto

Resumo

Mundialmente surge uma grande demanda por fontes alternativas de energia, propiciando ao setor sucroalcooleiro brasileiro uma intensa expansão, necessitando cada vez mais de tecnologias que maximizem a produção de cana-de-açúcar e aumentem o retorno econômico ao setor. Desta forma, a agricultura de precisão surge como importante ferramenta, ao utilizar, dentre outros, sensores que possibilitam a adubação em taxa variável e em tempo real. Nesse sentido propõe-se o presente projeto de pesquisa com a finalidade de validar o manejo do N com adubações em taxas variáveis com o auxílio de sensores óticos ativos terrestres para a cultura da cana-de-açúcar. Para tanto, serão instalados experimentos em ambiente protegido para se entender potenciais fatores de interferência nas mensurações com sensores óticos, assim como levantar a curva espectral da cana-de-açúcar; experimentos em campo na forma de parcelas para se verificar a resposta da cultura a doses de nitrogênio mensurada por sensores óticos, levantamento da resposta espectral da cultura e estudo de diferentes índices de vegetação; experimentos em campo na forma de faixas da cultura para se testar uma estratégia de recomendação de nitrogênio em taxas variáveis; e experimentos em área total avaliando a técnica de recomendação de nitrogênio a partir de sensores óticos quanto a utilização de insumos e alteração na produtividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL, LUCAS R.; MOLIN, JOSE P.; SCHEPERS, JAMES S.. Algorithm for Variable-Rate Nitrogen Application in Sugarcane Based on Active Crop Canopy Sensor. AGRONOMY JOURNAL, v. 107, n. 4, p. 1513-1523, . (11/08882-7, 09/03372-0, 12/03897-9)
DO AMARAL, LUCAS RIOS; MOLIN, JOSE PAULO. The Effectiveness of Three Vegetation Indices Obtained from a Canopy Sensor in Identifying Sugarcane Response to Nitrogen. AGRONOMY JOURNAL, v. 106, n. 1, p. 273-280, . (11/08882-7, 09/03372-0)
AMARAL, LUCAS R.; TREVISAN, RODRIGO G.; MOLIN, JOSE P.. Canopy sensor placement for variable-rate nitrogen application in sugarcane fields. PRECISION AGRICULTURE, v. 19, n. 1, p. 147-160, . (11/08882-7, 09/03372-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Lucas Rios Do. Sensor de refletância do dossel para direcionar a aplicação de nitrogênio em taxas variáveis na cultura da cana-de-açúcar. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.