Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de ácidos orgânicos e probiótico como alternativa a aditivos antimicrobianos na criação de perus de corte

Processo: 11/07752-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Raphael Lucio Andreatti Filho
Beneficiário:Elisane Lenita Milbradt
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Probióticos   Anti-infecciosos   Ácidos orgânicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácidos orgânicos | Antimicrobianos | Perus | probioticos | salmonella enteritidis | Ornitopatologia/Produção Animal

Resumo

Com objetivo de avaliar produtos alternativos aos antimicrobianos serão realizados dois experimentos, no Experimento I será avaliada a eficácia de diferentes produtos utilizados como promotores de crescimento, para tal serão utilizados 420 perus de corte fêmea, divididos em quatro grupos com cinco repetições, sendo: dieta basal, dieta acrescida de bacitracina de zinco; dieta acrescida de probiótico e dieta acrescida de ácidos orgânicos durante todo o período de criação. As variáveis avaliadas serão: desempenho, morfometria intestinal, mensuração do pH no inglúvio e ceco e quantificação de bactérias dos gêneros Lactobacillus spp., Clostridium spp., Bacteriodes spp. e da família Enterobacteriaceae. No Experimento II objetivar-se-á avaliar o efeito da administração de ácidos orgânicos, probiótico e antibiótico sobre a população de Lactobacillus spp. e enterobactérias, incluindo eliminação de Salmonella Enteritidis (SE) (desafio) no inglúvio e ceco de perus submetidos a jejum pré-abate. Também será avaliada a contaminação externa das aves após desafio com SE no pré abate. Para tal, serão utilizadas 147 aves dividas em sete grupos com três repetições, sendo: sem desafio de SE; com desafio de SE; ácidos orgânicos via água de bebida e SE; probiótico via água de bebida e SE; probiótico via ração e SE; ácidos orgânicos via ração e SE; bacitracina de zinco via ração e SE. Antes do abate, todas as aves serão submetidas a 12 horas de jejum alimentar e seis horas de jejum hídrico, após as aves serão sacrificadas por deslocamento cervical para posterior coleta de amostras para análises microbiológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EL MILBRADT; AS OKAMOTO; CR PADOVANI; VB FASCINA; TM SILVA; R ALTARÚGIO; A HATAKA; EMS SCHMIDT; RL ANDREATTI FILHO. Use of Organic Acids and A Competitive Exclusion Product as Growth Promoter and Salmonella Enteritidis Control in Commercial Turkeys. Brazilian Journal of Poultry Science, v. 19, n. 4, p. 551-558, . (11/07752-2, 10/20655-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILBRADT, Elisane Lenita. Uso de ácidos orgânicos e produto de exclusão competitiva como alternativa aos aditivos antimicrobianos na criação de perus de corte. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.