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Cartilha para crianças no processo pré-cirúrgico do Implante Coclear

Processo: 11/02446-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Bevilacqua
Beneficiário:Fabiane Rodrigues Larangeira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Implante da cóclea   Audiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças | implante coclear | manual de orientações | pré e pós cirurgia de implante coclear | Audiologia

Resumo

Na infância, as consequências da perda auditiva podem ser graves, sendo que o maior impacto se observa quando ela ocorre nos primeiros anos de vida, pois nessa fase restringe severamente a capacidade da criança desenvolver a linguagem oral. Sendo assim, é necesário realizar a intervenção adequada e em tempo hábil nesta população, de modo a se evitar os danos proporcionados por essa deficiência. A reabilitação ocorre desde a adaptação de dispositivos eletrônicos até terapia, porém para crianças com perda auditiva neurossensorial de grau severo e profunda apresentam um resultado limitado. Nestes casos, o Implante Coclear é mais indicado. Após a indicação do dispositivo a criança precisa ser preparada, e muitas vezes não ocorre de forma adequada, tanto pelos pais como pela equipe hospitalar, sendo um dos motivos o temor de não saber como lidar com as eventuais reações da criança. Portanto, o objetivo deste trabalho é elaborar um manual de orientações para crianças no processo pré-cirúrgico, para a faixa etária de crianças de 18 meses a 7 anos de idade, tendo como metodologia a aplicação do manual de orientação no processo pré-operatório e avaliar a sua aplicabilidade no pós-cirúrgico. Essa é uma etapa importante no processo cirúrgico uma vez que informa os pais e crianças sobre o que vai ocorrer antes e depois da cirurgia. É sabido que pais e crianças bem informadas conseguem tomar melhores decisões no processo de reabilitação.

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