Busca avançada
Ano de início
Entree

Cromodinâmica quântica em colisões de altas energias

Processo: 11/50597-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 17 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Fernando Silveira Navarra
Beneficiário:Emmanuel Gräve de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50180-0 - Estudo de interações hadrônicas a altas energias, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):12/05469-4 - Estudos fenomenológicos oportunos relevantes para o LHC, BE.EP.PD
Assunto(s):Colisões de íons pesados relativísticos   Cromodinâmica quântica   Física de hádrons   Fenomenologia (física de partículas)   Grande Colisor de Hádrons

Resumo

O projeto tem por objetivo estudar as interações hádron-hádron, hádron-núcleo e núcleo-núcleo a altíssimas energias (Ge V Te V), com o intuito de esclarecer: a) a natureza e propriedades da matéria nuclear, suas formas de excitação e seu novo estado em condições de alta densidade e temperatura, o plasma de quarks e glúons; e b) o confinamento dos quarks e glúons em hádrons, as interações destas partículas, e as propriedades do vácuo da QCD. Este estudo se defronta com o problema da descrição de sistemas de muitos corpos fortemente interagentes controlados por uma dinâmica relativística, para a qual uma teoria fundamental e aplicável ainda não está disponível. Dentro deste contexto, é crucial a elaboração de modelos fenomenológicos como um passo intermediário nesta direção. Ao mesmo tempo, um entendimento de certas propriedades da matéria hadrônica tais como confinamento dos quarks e a quebra dinâmica da simetria quiral, a partir dos primeiros princípios da QCD, é fundamental para se fazer progresso nesta área. Especificamente, problemas tratados no projeto são: a) simulações de QCD na rede; b) teorias de campos efetivos; c) modelos para colisões elásticas, inelásticas e difrativas hadrônicas; d) modelos de hádrons (Skyrmions e sacolas); e) produção e supressão de estranheza e charme na matéria hadrônica; f) fenômenos de transporte, hidrodinâmica relativística e transições de fase em QCD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUCATI, M. B. GAY; DE OLIVEIRA, E. G.; DE SANTANA AMARAL, J. T.. Running coupling and pomeron loop effects on inclusive and diffractive DIS cross sections. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL C, v. 72, n. 11, . (11/50597-8)
DE OLIVEIRA, E. G.; MARTIN, A. D.; RYSKIN, M. G.. The treatment of the infrared region in perturbative QCD. Journal of High Energy Physics, n. 2, . (11/50597-8)
DE OLIVEIRA, E. G.; MARTIN, A. D.; RYSKIN, M. G.. Drell-Yan as a probe of small x partons at the LHC. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL C, v. 72, n. 7, . (11/50597-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.