Busca avançada
Ano de início
Entree

As viagens do jornalista afro-americano Robert Abbott e as imagens do Brasil e da França no jornal Chicago defender (1917-1940)

Processo: 11/04840-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Mary Anne Junqueira
Beneficiário:Flavio Thales Ribeiro Francisco
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História dos Estados Unidos   Viagens   Brasil   Estados Unidos   França (país)

Resumo

Este projeto propõe o desenvolvimento de uma pesquisa que analise as imagens e representações sobre o Brasil e a França no discurso do jornal afro-americano Chicago Defender e, consequentemente, as possíveis identidades concebidas a partir das viagens de seu fundador e editor, Robert Abbott, pelos dois países. Com o objetivo de combater a segregação racial nos Estados Unidos, o periódico explorou as imagens de confraternização racial baseadas nas experiências sociais de brasileiros e franceses, sugerindo a construção de uma nova ordem racial norte-americana. A partir de 1917, já é possível observar inúmeras referências sobre os dois países, que circulariam pelas páginas do periódico até a década de 1940. Robert Abbott, a fim de confirmar suas expectativas sobre as duas sociedades, empreendeu uma excursão pela América do Sul (1923) e outra pela Europa (1929), reforçando os aspectos positivos das relações entre negros e brancos na França e no Brasil, publicando-os em seu periódico. As viagens de Abbot renderam artigos no formato de relatos de viagem e as jornadas do editor repercutiram de muitas maneiras no jornal até 1940. O trabalho proposto caminhará de acordo com abordagens que considerem o papel da imprensa e da viagem na construção de imagens sobre os outros lugares, para as propostas de integração do negro nos Estados Unidos e para a constituição de identidades negras transnacionais, em torno do "Atlântico Negro". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)