Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensibilidade a dicas sociais humanas e comportamentos emergentes em cães domésticos (canis familiaris)

Processo: 11/06288-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Isabela Zaine
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/00576-0 - Efeitos de dicas sociais provenientes de humanos em tarefas de escolha por cães, lobos e híbridos, BE.EP.DR
Assunto(s):Cães   Exclusão

Resumo

O estudo com animais de diversas espécies contribui para o conhecimento e compreensão de diferentes princípios de aprendizagem e aspectos do comportamento humanos. O cão doméstico tem sido apontado como interessante ao estudo comparativo com o homem devido à longa história de compartilhamento do mesmo ambiente físico e social entre ambos. Dentre as linhas de pesquisa desenvolvidas com cães, duas são de grande importância para o desenvolvimento dos trabalhos apresentados nessa Tese: sensibilidade a dicas sociais humanas e investigações sobre comportamento potencialmente simbólico. O Artigo 1 artigo teve o objetivo de investigar o papel da aprendizagem ontogenética na sensibilidade a dicas sociais em filhotes de cães em dois experimentos. Como principais resultados, encontrou-se que a exposição ao ambiente social humano teve importante impacto sobre o desempenho dos sujeitos, bem como os diferentes graus de saliência das dicas usadas. O Artigo 2 apresenta uma série de recursos experimentais usados em estudos com cães, abelhas e macacos-prego em tentativas de estabelecimento de relações condicionais arbitrárias visuais entre estímulos. Tais recursos foram insuficientes para produzir o repertório desejado em cães e abelhas e foram parcialmente efetivos com macacos-prego. No caso dos cães, observou-se grande interferência de preferência por posições ou estímulos durante o procedimento. O Artigo 3 apresenta um experimento de responder por exclusão em um contexto de discriminações simples com cães adultos. Os resultados apontaram para evidências de responder por exclusão para praticamente todos os sujeitos. Finalmente, o Artigo 4 teve o objetivo de replicar os dados de exclusão obtidos no Artigo 3 acrescentando alguns controles experimentais e avaliação de aprendizagem emergente decorrente das tentativas de exclusão. Os dados apontaram que, novamente, os cães apresentaram responder por exclusão, no entanto, a aprendizagem das funções de novos estímulos só ocorreu após algumas repetições de tentativas de exclusão. Em conjunto, os resultados acrescentam dados à literatura da área de estudos de repertórios comportamentais com cães e investigação de processos básicos de aprendizagem tanto no que se refere à sensibilidade a dicas sociais, quanto comportamentos simbólicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAINE, ISABELA; DOMENICONI, CAMILA; DE ROSE, JULIO C. EXCLUSION PERFORMANCE AND LEARNING BY EXCLUSION IN DOGS. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 105, n. 3, p. 362-374, MAY 2016. Citações Web of Science: 1.
ZAINE, ISABELA; DOMENICONI, CAMILA; WYNNE, CLIVE D. L. The ontogeny of human point following in dogs: When younger dogs outperform older. Behavioural Processes, v. 119, p. 76-85, OCT 2015. Citações Web of Science: 10.
ISABELA ZAINE; CAMILA DOMENICONI; ALINE R. A. COSTA. Exclusion performance in visual simple discrimination in dogs (Canis familiaris). Psychology & Neuroscience, v. 7, n. 2, p. 199-206, Jun. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.