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O mapeamento da poesia de Roberto Piva: apropriações, criações e críticas

Processo: 11/50399-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Suzi Frankl Sperber
Beneficiário:Marcelo Antonio Milaré Veronese
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica literária   Poesia   Literatura estrangeira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Critica Literaria | Literatura Brasileira | Literatura Estrangeira | Poesia Brasileira | Poesia Xamanica | Roberto Piva

Resumo

(Este projeto propõe o estudo da poesia de Roberto Piva (1937-2010) através do mapeamento de suas principais 1) apropriações - entendidas como um fazer-poético que dialoga com categorias e temas literários encontrados em autores e obras de tempos diversos -, 2) criações - elaboradas por uma linguagem que busca sua expressão e manutenção através da própria experiência de vida, refletindo um programa comportamental que abrange desde os apelos sexuais do corpo até as manifestações do veio místico -, 3) críticas - no que tange os textos escritos sobre esta obra (que até o momento foram realizados por poucos estudiosos) e pelo próprio poeta quando pensa sobre seu ofício. Para isso, faz-se necessário analisar a construção da obra de Piva com base na natureza artística/experimental presente ao longo dela, bem como as nuances menos exploradas de sua poesia - a exemplo da relação com as artes visuais. Neste sentido, é possível ampliar os horizontes de estudo desta produção através do contato com extenso material ainda pouco difundido, inédito ou manuscrito, disponível no "Arquivo Roberto Piva" (Instituto Moreira Salles, São Paulo). Tal arquivo permite expandir a pesquisa de conteúdos recorrentes e obrigatórios da obra, auxiliando também na base crítica e atual que se procura desenvolver aqui. Assim, tanto na investigação dos campos experimentais desta poesia enquanto composição artística, quanto na interpretação da obra inserida dentro de uma filosofia de vida própria, o que se quer é mapear particularmente a busca de uma comunicação sui generis que, desde seu início, se inscreve nos excessos da linguagem poética e é vivida no limite do ser para alimentar o registro de sua existência. (AU)

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