Busca avançada
Ano de início
Entree

Violência contra o idoso: reincidências no município de São Carlos

Processo: 11/07292-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Vania Aparecida Gurian Varoto
Beneficiário:Izabela Pereira Vatanabe
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Serviços de assistência social   Assistência a idosos   Geriatria   Violência   Violência contra o idoso   Análise de dados   São Carlos (SP)

Resumo

O tema violência sempre esteve em pauta, porém nas últimas décadas tem se tornado bastante evidente e preocupante no que diz respeito ao crescimento da população idosa e suas demandas. Os idosos são vítimas dos mais diversos tipos de violência que vão desde insultos e agressões físicas, até a própria violência social. Nos dias atuais conta-se com dispositivos legais e normativos para o enfrentamento da violência, como é caso da Divisão de Atendimento ao Idoso-DAI, de São Carlos, que acolhe denúncia de maus-tratos, violências, abandono favorecendo a segurança pública. O serviço preocupa-se em realizar um trabalho continuado de acompanhamento em visitas periódicas e encaminhamentos necessários ao suporte. Ainda assim, tem sido relatado de forma empírica no serviço a reincidência das denúncias. Portanto, o presente estudo busca identificar e analisar junto às denúncias registradas na DAI de S. Carlos, os dados relacionados à reincidência da violência contra o idoso, e identificar a freqüência, tipo da denúncia e caracterização geral do perfil do idoso que sofreu a reincidência, no período de 2003 até o ano de 2010. Todos os registros serão levantados, em que se identifique reincidência da vítima idosa (pessoas com 60 e mais), de acordo com a Lei 10.74. A partir dos dados de freqüência de reincidência, tipo e caracterização geral do perfil do idoso, serão analisados através de cálculos sistemáticos da média, percentagem, e referencial teórico para delineamento de aspectos que possam indicar a causa da reincidência, em local da DAI. Todos os princípios éticos em pesquisa serão observados. Espera-se despertar o interesse da comunidade, alertar e dar subsídios aos profissionais de saúde para identificação, prevenção e intervenção contra reincidência de maus tratos contra os idosos, bem como, identificar a freqüência, tipo e a caracterização geral do perfil do idoso vítima reincidente, e contribuir positivamente para o serviço.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)