Busca avançada
Ano de início
Entree

Idosos vítimas de violência: estudo exploratório em um município do interior paulista

Processo: 11/07288-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Vania Aparecida Gurian Varoto
Beneficiário:Letícia Semensato Santos
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Serviços de assistência social   Assistência a idosos   Violência   Violência contra o idoso   Análise de dados   São Carlos (SP)

Resumo

As estatísticas mostram que cada vez mais a população brasileira está mais longeva. Somente em 1994 foi publicado a Lei Federal nº 8.842, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, criando o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências, antes disso a violência contra o idoso era visto como problema particular de cada família. O objetivo deste estudo é identificar e analisar os dados relacionados à violência contra os idosos, registrados em fontes oficiais no município de São Carlos, no interior de São Paulo. Neste município as denúncias são realizadas na Divisão de Atendimento ao Idoso, que localiza-se no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS. É um estudo do tipo análise documental, retrospectivo, desenvolvido em uma instituição de referência, que recebe denúncias de violência contra as pessoas idosas. Todos os princípios éticos em pesquisa foram observados. A análise acontecerá através de dados sistematizados, na sala de Divisões de Atendimento ao Idoso, sendo que as informações serão coletadas por meio dos processos dos últimos 24 meses até o mês de dezembro 2010 registrados nos serviços de denúncias. Os dados coletados poderão contribuir para que se possa compreender as características da violência contra o idoso em São Carlos-SP, os tipos mais freqüentes de denúncia de maus-tratos aos idosos, a frequência com que essas violências ocorrem, o número de idosos violentados, e o perfil geral dos mesmos. Também, busca-se caracterizar o tipo de denúncia ocorrida, de acordo com a literatura, podendo contribuir com o direcionamento de ações mais específicas ao serviço da Divisão frente às demandas do mesmo. Espera-se também com este estudo, junto à área de Gerontologia contribuir com os estudos sobre o tema violência contra idoso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)