Busca avançada
Ano de início
Entree

Flotação por Ar Dissolvido aplicado à separação de microalgas cultivadas em fotobiorreator, alimentado com vinhaça pré-tratada físico-quimicamente, com vistas à produção de biodiesel

Processo: 11/07264-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:Marco Antonio Penalva Reali
Beneficiário:Gabriel Dibbern Sacchi
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia hidráulica e sanitária   Saneamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Flotação por ar dissolvido | microalgas | vinhaça | Flotação por Ar Dissolvido

Resumo

Com o aumento da preocupação ambiental no que se refere à diminuição dos impactos urbanos no aquecimento global e com a escassez dos combustíveis fósseis, os biocombustíveis apresentam-se como promissoras fontes renováveis de energia. Neste cenário, as microalgas apresentam vantagens, pois utilizam CO2 como fonte de carbono, e podem ser cultivadas em esgoto sanitário ou em alguns efluentes líquidos industriais. O presente trabalho tem como objetivo principal a proposição e a avaliação de um sistema eficiente de separação e espessamento de biomassa algal produzida em fotobiorreatores utilizando a técnica de flotação por ar dissolvido associada à centrifugação, de forma a adequar a torta às etapas subsequentes para produção de biodiesel. Constitui também proposta do trabalho a avaliação da possibilidade do emprego da vinhaça pré-tratada físico-quimicamente por coagulação seguida de microfiltração tangencial, como meio base de cultivo da microalga Chlorella vulgaris. Será utilizado fotobiorreator em escala de laboratório associado com sistema de separação e espessamento da biomassa algal por flotação por ar dissolvido, seguida de centrifugação. Com a realização da pesquisa espera-se a obtenção de subsídios importantes para o projeto de: i) sistema físico-químico de pré-tratamento de vinhaça por microfiltração tangencial (com ou sem pré-coagulação), com vistas à sua adequação para uso como meio de cultivo de microalgas em fotobiorreatores, e, ii) unidades eficientes de flotação por ar dissolvido, utilizadas para a separação e espessamento da biomassa algal gerada em fotobiorratores, assim como de unidades de centrifugação para o desaguamento final dessa biomassa com vistas a subsequente produção de biodiesel. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SACCHI, GABRIEL DIBBERN; LEITE, LUAN DE SOUZA; PENALVA REALI, MARCO ANTONIO; BICHARA, ANDRESSA; REGALI SELEGHIM, MIRNA HELENA. Coagulation and Microfiltration Application for Sugarcane Vinasse Clarification. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 231, n. 12, . (11/07264-8, 11/23891-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SACCHI, Gabriel Dibbern. Flotação por ar dissolvido aplicado à separação de microalgas cultivadas em fotobiorreator, alimentado com vinhaça pré-tratada físico-quimicamente, com vistas à exploração de seu potencial bioenergético. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.