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Descrição linguística e Gramática Pedagógica do Principense

Processo: 11/06107-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Gabriel Antunes de Araujo
Beneficiário:Ana Lívia dos Santos Agostinho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Línguas crioulas   Fonologia   Gramática   Morfossintaxe
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonologia | Gramática Pedagógica | Línguas Crioulas de Base Portuguesa | morfossintaxe | principense | Línguas Crioulas

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma descrição sincrônica do sistema fonológico do lung'Ie, língua crioula de base portuguesa falada na Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe, abordando e discutindo os trabalhos prévios (Ribeiro 1888; Schuchardt 1889; Ferraz 1975, 1976, 1979; Ferraz & Traill 1981; Rougé 2004; Maurer 1997; Mané 2007; Araujo & Agostinho 2010; Agostinho et al. 2012, Agostinho 2012; Araujo & Agostinho 2014), e apresentar um método pedagógico para esta língua.A descrição da fonologia traz primeiramente o inventário fonológico da língua, abordando a fonotática dos segmentos consonantais e vocálicos. Apresentamos uma proposta para a estrutura silábica, levando em consideração a posição dos glides e das nasais silábicas. Propomos também a estrutura da sílaba fonética e discutimos sua especificidade em relação à sílaba fonológica. Descrevemos alguns processos fonológicos observados em trabalho de campo, demonstrando que o acento é crucial para os processos de apócope, apagamento de sílaba átona final, ditongação, nasalização, alçamento de vogais átonas finais, e sândi vocálico externo. A relação entre tom e acento também é abordada.Desde 2009, o lung'Ie tem sido ensinado nas escolas. No entanto, não há materiais didáticos para o ensino. Dessa forma, o público-alvo deste trabalho são os professores e alunos de lung'Ie, que carecem de material pedagógico para utilizar em sala de aula, além do público acadêmico, em geral. O método pedagógico contém dezessete lições com textos em lung'Ie, que remetem à cultura e tradição locais, seguidos de equivalentes em português, vocabulário da lição, tópicos gramaticais, texto sobre cultura, em lung'Ie e português, vocabulário da cultura, exercícios focando os tópicos gramaticais de cada lição e vocabulário temático complementar. Ao final, apresentamos um glossário lung'Ie/português e português/lung'Ie com cerca de 1.200 palavras. O método foi elaborado utilizando-se o Alfabeto Unificado para as línguas de São Tomé e Príncipe (ALUSTP). O corpus e as análises do método pedagógico são fruto de trabalho de campo realizado na Ilha do Príncipe durantes os anos 2010, 2011, 2013 e 2014. O sistema de tempo-modo-aspecto utilizado nas notas gramaticais foi descrito por Maurer (2009). A estrutura do método foi livremente inspirada no método Parlons Capverdien - langue et culture, de Nicholas Quint (2003), por se tratar de um método de uma língua crioula de base portuguesa. Este material também mostra aos falantes que sua língua é objeto de interesse internacional (cf. Vaux et al. 2007: 4) e, ao mesmo tempo, serve como um instrumento linguístico para apoiar futuros projetos educacionais na Ilha do Príncipe. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGOSTINHO, ANA LIVIA; DE ARAUJO, GABRIEL ANTUNES. laying with Language: Three Language Games in the Gulf of Guine. ANGUAGE DOCUMENTATION & CONSERVATIO, v. 15, p. 219-238, . (11/06107-6)
ANA LÍVIA AGOSTINHO; AMANDA MACEDO BALDUINO; GABRIEL ANTUNES DE ARAUJO. PROCESSOS DE NASALIZAÇÃO EM LUNG’IE. Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto), v. 64, . (11/06107-6)

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