Bolsa 11/06633-0 - Transdução de sinais, Reprodução - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão das proteínas MAPK (ERK1/2) e AKT e índices de proliferação e morte celular na próstata de ratos expostos ao Di-n-Butil-Ftalato (DBP) desde o período fetal, iniciados pela N-Metil-N-Nitrosuréia (MNU)

Processo: 11/06633-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Wellerson Rodrigo Scarano
Beneficiário:Andre Rebelo Peixoto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Transdução de sinais   Reprodução   Toxicologia reprodutiva   Próstata   Proliferação celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biologia da reprodução | Dbp | Proliferação celular | Próstata | sinalização celular | Toxicologia da Reprodução | Biologia da Reprodução

Resumo

Tendo em vista a problemática mundial com relação à degradação dos materiais plásticos e sua dispersão no meio ambiente, e diante de estudo realizado anteriormente onde observou-se alterações histopatológicas e bioquímicas na próstata de animais expostos ao DBP (Di-N-Butil-ftalato) no período perinatal, este estudo tem por objetivo avaliar o potencial carcinogênico do DBP administrado desde o período fetal e após iniciação pelo MNUem um modelo de carcinogênese prostática. Ratas prenhes serão divididas em 4 grupos experimentais: 2 tratados: n=16/grupo (TDBP100 e TDBP500) e 2 controles: n=8/grupo (CN e CMNU). O grupo TDBP100 será exposto ao DBP (100 mg/kg) e o TDBP500 a 500 mg/kg do 15º. dia de gestação até a 21º. dia pós-natal, enquanto que os animais controle receberão o veículo. Após o desmame, os machos serão separados e os grupos tratados e CMNU receberão dose única de MNU (50 mg/Kg, i.p.) na 6ª. semana pós-natal. Metade dos animais tratados (n=8/grupo) continuarão recebendo o DBP após o desmame em doses semanais até o dia do sacrifício (180º. DPN), enquanto os demais serão mantidos pelo mesmo período sem tratamento. Após a aplicação do MNU, os animais serão submetidos a injeções semanais de Cipionato de Testosterona (promotor) 2mg/aplicação. No dia do sacrifício, o sangue será coletado, os órgãos reprodutores serão pesados e fragmentos do lobo ventral da próstata serão processados para inclusão em resina e paraplast para as análises estruturais; e imunocitoquímicas para a detecção de Ki 67 e Caspase 3 clivada. Fragmentos de próstata ventral serão congelados e estocados a -80ºC e após extração das proteínas, estas serão destinadas à reação de Western Blot para avaliar a expressão de MAPK e AKT. Este estudo faz parte de um projeto que está em andamento (Fapesp 2010/01143-1) do qual o aluno proponente participou desde o início, no seu estágio de iniciação à prática laboratorial.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEIXOTO, ANDRE R.; SANTOS, TALITA M.; BRANDT, JOYCE Z.; DELELLA, FLAVIA K.; GONCALVES, BIANCA F.; CAMPOS, SILVANA G. P.; TABOGA, SEBASTIAO R.; FAVARO, WAGNER J.; DOMENICONI, RAQUEL F.; SCARANO, WELLERSON R.. Gestational and lactational exposition to Di-N-butyl-phthalate (DBP) increases inflammation and preneoplastic lesions in prostate of wistar rats after carcinogenic N-methyl-N-nitrosourea (MNU) plus testosterone protocol. ENVIRONMENTAL TOXICOLOGY, v. 31, n. 10, p. 1185-1195, . (11/06633-0, 10/01143-1, 11/10105-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.