Bolsa 11/05321-4 - Relações interpessoais, Habilidades sociais - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Adolescentes de famílias nucleares, monoparentais e recasadas: relações entre práticas parentais, habilidades sociais, bem-estar psicológico e percepção de apoio social

Processo: 11/05321-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Vanessa Barbosa Romera Leme
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Relações interpessoais   Habilidades sociais   Separação conjugal   Adolescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | habilidades sociais | Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano | Praticas educativas parentais | relações interpessoais | Separação conjugal | Relações interpessoais

Resumo

Muitos estudos sobre transições familiares indicam que a separação e o recasamento dos pais podem prejudicar o desenvolvimento sócio-emocional e comportamental de filhos adolescentes. Entretanto, algumas pesquisas vêem sinalizando que tais eventos podem ser oportunidade de crescimento pessoal e de desenvolvimento de habilidades sociais. Diante disso, a partir do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, o presente estudo tem por objetivo investigar as relações entre as variáveis práticas parentais, habilidades sociais, percepção de apoio social e bem-estar psicológico em adolescentes provenientes de diferentes tipos de famílias e as influências de variáveis sociodemográficas (tais como gênero, escolaridade parental e renda familiar). Para isso, participarão da pesquisa 420 adolescentes de famílias nucleares, monoparentais e recasadas que freqüentam o 1º ano e o 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas. Os dados serão coletados com os adolescentes de forma coletiva, nas salas de aula das escolas. Os participantes responderão aos seguintes instrumentos: a) Questionário sobre caracterização familiar; b) Inventário de Estilos Parentais - versão paterna e materna (IEP); c) Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette); d) Escala de Bem-estar Psicológico (EBEP); e) Escala de Percepção de Apoio Social (SSA); d) Questionário sobre nível socioeconômico. Serão avaliadas as propriedades psicométricas dos instrumentos e serão realizadas análises descritivas, inferenciais e multivariadas. Com os dados da pesquisa será possível identificar variáveis do microssistema familiar (práticas parentais) e características biopsicológicas dos adolescentes (tais como habilidades sociais, bem-estar psicológico e percepção de apoio social) que poderão ser utilizadas em programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANESSA BARBOSA ROMERA LEME; ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE; SILVIA HELENA KOLLER; ALMIR DEL PRETTE. HABILIDADES SOCIAIS E O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: ANÁLISE E PERSPECTIVAS. Psicologia & Sociedade, v. 28, n. 1, p. 181-193, . (11/05321-4)
VANESSA BARBOSA ROMERA LEME; ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE; SUSANA COIMBRA. Habilidades Sociais, Apoio Social e Bem-Estar de Adolescentes de Diferentes Configurações Familiares. Paidéia, v. 25, n. 60, p. 9-17, . (11/05321-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.