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O tutor nos cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil: características da tutoria e aspectos da profissionalização

Processo: 11/02503-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Claudia Maria de Lima
Beneficiário:Francisnaine Priscila Martins de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Tutoria   Pedagogia

Resumo

A educação a distância se constituiu a partir da LDB/96 como uma modalidade legítima de formação. Nesse contexto, os cursos de formação inicial de professores em nível superior são o alvo principal das experiências realizadas nessa modalidade, sendo o curso de Pedagogia representante de uma parcela significativa dessas ofertas. Em 2006, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é criada tendo como prioridade a oferta de formação de professores por meio da educação a distância, em parceria com as instituições de ensino superior, sobretudo, públicas. Os modelos formativos de professores em nível superior a distância constituídos contam com novos elementos e profissionais. A tutoria e o tutor adentram o cenário da formação de professores, suscitando uma série de discussões políticas, pedagógicas e profissionais. Pesquisas sobre os processos formativos de professores a distância apontam, de um lado, possibilidades e o desenvolvimento de novos paradigmas de formação. De outro lado, banalizações, dicotomias e precarizações. Um novo agente formador passa a compartilhar das responsabilidades docentes pela formação: o tutor. Diante desse cenário, o presente estudo se constitui a partir de indagações sobre: 1. A tutoria nos cursos de Pedagogia das IES parceiras da UAB; 2. Como e em que condições, nesses cursos, o tutor constitui sua profissionalização enquanto um agente da formação. Com abordagem qualitativa e delineamento descritivo-explicativo, a pesquisa tem como procedimentos metodológicos: análise documental, entrevistas e questionários. Os dados serão analisados com auxílio da análise de conteúdo e tratamento estatístico simples. Esperamos que os resultados nos permitam compreensões mais acuradas acerca da tutoria na formação inicial de professores a distância e sobre como tem se constituído a profissionalização do tutor. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. O tutor nos cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil: características da tutoria e aspectos da profissionalização. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

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