Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito comparativo da obesidade em diferentes fases do desenvolvimento sobre a histofisiologia da próstata ventral de ratos: possíveis relações com hormônios esteroides e a expressão da enzima 5 alfa-redutase

Processo: 11/03596-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Rejane Maira Góes
Beneficiário:Eloísa Zanin Pytlowanciv
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hormônios esteroides gonadais   Próstata   Obesidade   Morfologia (anatomia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hormonios Sexuais | obesidade | Próstata | Morfologia

Resumo

Alterações hormonais causadas pela obesidade têm sido implicadas na diminuição da fertilidade, prejuízo da qualidade do sêmen e no aumento da incidência de lesões prostáticas. Distúrbios nutricionais perinatais ou na gestação podem comprometer o funcionamento de vários sistemas na vida adulta. Entretanto, pouco é conhecido sobre as conseqüências do ambiente obesogênico na gestação sobre a histofisiologia do aparelho genital masculino, principalmente se somado à obesidade pós-natal, na vida adulta e velhice. Nosso objetivo é esclarecer os efeitos do ambiente obesogênico em períodos progressivos do desenvolvimento, desde a vida intra-uterina até a velhice, sobre a histofisiologia prostática. Também serão avaliadas as possíveis correlações entre as alterações observadas e a regulação por esteróides sexuais e a expressão da enzima 5-aredutase. A obesidade será induzida após o desmame pela alimentação por 15 semanas com dieta hiperlipídica e a superalimentação durante a amamentação pela redução da ninhada. Serão utilizados cinco grupos de 10 ratos Wistar: G1 - ratos nascidos de mães normais e sujeitos a alimentação convencional; G2 - ratos nascidos de mães obesas e sujeitos a alimentação convencional; G3 - ratos nascidos de mães obesas, sujeitos a superalimentação durante a amamentação e tratados com ração convencional a partir do desmame; G4 - ratos nascidos de mães obesas, sujeitos a superalimentação durante a amamentação e tratados com ração hiperlipídica por 15 semanas a partir do desmame; G5 - ratos nascidos de mães obesas, sujeitos a superalimentação durante a amamentação e tratados com ração hiperlipídica por 44 semanas a partir do desmame. Vários parâmetros biométricos serão monitorados ao longo dos experimentos e ao final serão realizados testes para verificação de resistência à insulina e dos níveis séricos de testosterona, estrógeno, insulina, colesterol total e de triglicerídeos. As alterações estruturais na próstata ventral dos ratos adultos (G1 a G4) e velhos (G5) serão analisadas em microscopias de luz e eletrônica de transmissão, associadas a análises morfométricas, estereológicas e imunocitoquímica para receptores de andrógeno, estrógeno, leptina e da enzima 5a-redutase. A expressão protéica dessas moléculas será examinada por western blotting e a expressão diferencial dos respectivos genes será feita por RT-PCR. A presente investigação trará novos subsídios para compreensão dos prejuízos da obesidade para o funcionamento prostático bem como sobre os seus efeitos intergeracionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PYTLOWANCIV, ELOISA ZANIN; PINTO-FOCHI, MARIA ETELVINA; REAME, VANESSA; GOBBO, MARINA GUIMARAES; RIBEIRO, DANIELE LISBOA; TABOGA, SEBASTIAO ROBERTO; GOES, REJANE MAIRA. Differential ontogenetic exposure to obesogenic environment induces hyperproliferative status and nuclear receptors imbalance in the rat prostate at adulthood. PROSTATE, v. 76, n. 7, p. 662-678, . (11/03596-6, 11/01612-4, 09/16071-9, 13/18011-9)
PINTO-FOCHI, MARIA ETELVINA; PYTLOWANCIV, ELOISA ZANIN; REAME, VANESSA; RAFACHO, ALEX; RIBEIRO, DANIELE LISBOA; TABOGA, SEBASTIAO ROBERTO; GOES, REJANE MAIRA. A high-fat diet fed during different periods of life impairs steroidogenesis of rat Leydig cells. Reproduction, v. 152, n. 6, p. 795-808, . (09/16071-9, 11/03596-6, 11/01612-4, 13/18011-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PYTLOWANCIV, Eloísa Zanin. Efeitos da exposição ao ambiente obesogênico em diferentes fases do desenvolvimento sobre a morfofisiologia da próstata de ratos Wistar. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.