Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação temporal e espacial da expressão das metaloproteinases de matriz tipo de membrana (MT2, MT3, MT4, MT5 e MT6-MMP) durante a ossificação endocondral em camundongos.

Processo: 11/01713-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Fabio Daumas Nunes
Beneficiário:Luiz Henrique Santos Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/09274-8 - Avaliação temporal e espacial da expressão das metaloproteinases de matriz tipo de membrana (MT2, MT3, MT4, MT5 e MT6-MMP) durante a ossificação endocondral em camundongos, AP.R
Assunto(s):Biologia molecular   Ossificação endocondral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:MT-MMPs | Ossificação Endocondral | Biologia Molecular

Resumo

As MMPs são endopeptidases zinco dependentes que em conjunto podem degradar todos os componentes da MEC. São as principais responsáveis pelo remodelamento tecidual durante eventos fisiológicos normais como a embriogênese e organogênese e também em eventos patológicos como a invasão tumoral nos tecidos. As pesquisas na área de mineralização biológica têm buscado identificar os genes envolvidos nos mecanismos moleculares que regula o processo de ossificação endocondral. As MMPs e seus inibidores são responsáveis pelo controle da degradação desta matriz, como os inibidores teciduais das MMPs (TIMPs) e a proteína RECK, que, muito provavelmente, determinam o grau de remodelação da matriz extracelular. Nosso grupo de pesquisa vem analisando a expressão temporal e espacial das MMPs, TIMPs e RECK em diversos processos de biomineralização, tais como odontogênese e amelogênese, reparo ósseo, palatogênese, ossificação intramembranosa e endocondral, através de técnicas de imunohistoquímica, zimografia em gel, hibridização in situ e Real Time PCR. Desta forma, temos por objetivo delinear o perfil temporal e espacial da expressão das MMP-15 (MT2-MMP), MMP-16 (MT3-MMP), MMP-17 (MT4-MMP), MMP-24 (MT5-MMP) e MMP-25 (MT6-MMP) durante a ossificação endocondral em embriões de camundongos e em animais recém-nascidos através das técnicas de Real Time PCR, imunohistoquímica, western blot e zimografia em gel.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)