Busca avançada
Ano de início
Entree

Negociando resiliência: processos protetivos de adolescentes em contextos potenciais de risco

Processo: 09/07465-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Elaine Gomes Ferro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/00149-9 - Negociando resiliência: processos protetivos de adolescentes em contextos potenciais de risco, AP.R
Assunto(s):Adolescentes   Resiliência psicológica   Desenvolvimento humano   Proteção à criança e ao adolescente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Proteção | resiliência | risco | desenvolvimento em situação de risco

Resumo

A pesquisa a ser realizada é um estudo exploratório a ser desenvolvido em 5 cidades brasileiras (Presidente Prudente, Taubaté, Assis, Belo Horizonte e Porto Alegre), por uma equipe de 5 pesquisadores que compõem o Grupo de Trabalho "Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade" da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Gradução em Psicologia) e tem como objetivo compreender os processos interativos que estão associados com desenvolvimento positivo e resiliência de 20 adolescentes (10 meninos e 10 meninas), expostos a adversidades e vivendo em contextos diferentes daqueles entendidos como próprios para sua faixa etária, e portanto, avaliados na cultura brasileira como riscos potenciais ao desenvolvimento (trabalho infantil, violência sexual, deficiência física e pobreza urbana). Esse estudo baseia-se na pesquisa "Negotiating resilience: Protecive processes of children in transitions across cultures and contexts" (financiado pelo Social Sciences and Humanities Research Council of Canada - SSHRC), coordenada por Michael Ungar da Dalhousie University (CA onde a proponente desse projeto está realizando Pós-doutorado até fevereiro de 2009) e desenvolvida por equipe de pesquisadores internacionais (Canadá, China, Tailandia, India e Africa do Sul). O embasamento teórico fundamenta-se nos estudos sobre resiliência desenvolvido por Ungar e cols. Serão utilizados métodos visuais (filmagens de "um dia de sua vida" dos adolescentes e fotografias, através das quais os participantes resgistrarão pessoas ou situações significativas de sua vida), observação, entrevistas semi-estruturadas (gravadas e transcritas) e encontros para a discussão do material compilado visualmente com os adolescentes. Os dados obtidos serão divulgados através de participação em eventos e publicações conjuntas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)