Busca avançada
Ano de início
Entree

A idéias Pedagógicas em movimento na Formação de Professores na Escola Estadual Dr. Álvaro (1930-1969): uma análise de seu acervo bibliográfico e documental

Processo: 09/00761-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Marcela Menochelli
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/03014-4 - A idéias Pedagógicas em movimento na Formação de Professores na Escola Estadual Dr. Álvaro (1930-1969): uma análise de seu acervo bibliográfico e documental, AP.R
Assunto(s):História da educação   Escola nova   Formação de professores

Resumo

Este projeto de pesquisa originou-se a partir do trabalho que venho desenvolvendo a um ano e meio no projeto de extensão "Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião", sob minha coordenação. Este trabalho de extensão é realizado em parceria com a Unidade de Educação, Informação e Memória do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, e com a direção da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião de São Carlos, tombada pelo patrimônio nacional. Objetiva-se com esse esforço conjunto recuperar, conservar e organizar o acervo documental e bibliográfico da Antiga Escola Normal de São Carlos. Acervo esse constituído por mais de 3000 livros (dentre eles encontram-se obras datadas do século XVI, XVII, XVIII, XIX e XX) e milhares de documentos administrativos desde a fundação da escola até os dias atuais. O acesso ao acervo levou-me a descoberta de registros preciosos da história das idéias pedagógicas no Brasil. Devido à escassez de estudos a respeito do trabalho pedagógico realizado na escola decidi-me por propor o presente projeto. Com o intuito de contribuirmos para a reconstrução e compreensão de como as idéias pedagógicas veiculadas no Brasil se colocaram no âmbito do trabalho cotidiano das escolas, este projeto objetiva: investigar, analisar e compreender como a formação de professores sofreu transformações, revezes teóricos, revoluções. Procurar-se-á assim, compreender o movimento das idéias pedagógicas no Brasil que nesse período foram do ensino intuitivo para a escola nova encerrando-se no tecnicismo. Para tanto se utilizarão documentos administrativos da escola (as grades curriculares, livros de registros dos professores, cadernos de professores, boletins de alunos, atas de reuniões docentes, bibliografia utilizada nos cursos de formação de professores, e outras fontes primárias necessárias aos objetivos desse projeto), material bibliográfico (revistas, livros, jornais) visando captar o movimento das idéias pedagógicas e sua expressão na prática pedagógica. Palavras-chaves: História das Idéias Pedagógicas - Instituição Escolar- Escola Nova - Formação de Professores

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)