Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão de genes do sistema renina-angiotensina (SRA) e da atividade dos receptores de AII do tipo 1 (AT1) e 2 (AT2) em prole de mães submetidas às alterações no ambiente perinatal.

Processo: 10/01338-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Joel Claudio Heimann
Beneficiário:Karin Carneiro de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/01489-5 - O sistema renina-angiotensina em prole de mães submetidas a alterações no ambiente perinatal, AP.TEM
Assunto(s):Sistema renina-angiotensina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente perinatal | sistema renina angiotensina | Nefrologia/ Hipertensão arterial

Resumo

O ambiente intra-uterino é considerado um dos principais fatores de influência para a programação de doenças na vida adulta. Modificações na dieta materna durante o período perinatal podem gerar repercussões na prole adulta. O consumo de sal na dieta materna, restrição ou sobrecarga, durante a gestação e lactação, são fatores ambientais que predispõe o desenvolvimento de resistência à insulina e hipertensão arterial na vida adulta. Em trabalhos prévios deste laboratório, Lopes e colaboradores demonstraram que a prole masculina adulta de ratas alimentadas com dieta hipossódica (HO), tem menor massa cardíaca comparada com prole masculina adulta de ratas alimentadas com dieta normossódica (NR) pelo mesmo período. Esta diferença não foi observada na prole do grupo materno de dieta HO que recebeu captopril durante gestação e lactação, o qual sugere que modificações do SRA materno em função da variação do conteúdo de sódio da dieta materna, podem alterar a organogênese cardíaca fetal com repercussões na prole adulta. Num estudo posterior, a prole de mães que receberem restrição de sal na dieta durante o período perinatal apresentou menor peso ao nascer associada à resistência à insulina na vida adulta. Como hipótese, é plausível a participação do SRA, ativado pela dieta HO, nos mecanismos de resistência à insulina nestes animais. Uma vez que Estudos epidemiológicos conhecidos como LIFE, VALUE e CHARM mostraram os efeitos benéficos do bloqueio do SRA com losartan na reversão da resistência à insulina. Em função do exposto, estes estudos geraram diversos questionamentos que serão respondidos nos projeto de pesquisa (sub-projeto 1 e su-projeto 2 do temático) ao qual a bolsista de TT estará vinculada. A bolsista terá como atividade avaliar o papel dos genes do SRA nas alterações cardíacas e na resistência à insulina observada na prole adulta de ratas Wistar submetidas às dietas com diferentes conteúdos de sal durante o ambiente intra-uterino.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)